Enquanto o mundo se prepara para a Segunda Cúpula Global da OMS sobre Medicina Tradicional, agendada para 17 a 19 de dezembro de 2025 em Nova Delhi, a Índia e o Brasil destacam uma das parcerias bilaterais mais dinâmicas no campo da medicina tradicional. A colaboração combina o conhecimento tradicional com a inovação científica moderna e está alinhada ao tema da Cúpula: “Restaurando o Equilíbrio: A Ciência e a Prática da Saúde e do Bem-estar ”.
Organizada em conjunto pelo Centro Global de Medicina Tradicional da OMS (OMS- GTMC) e pelo Ministério de Ayush do Governo da Índia, a Cúpula explorará como os sistemas de conhecimento tradicional podem contribuir para soluções de saúde holísticas, sustentáveis e baseadas em evidências. A cooperação entre Índia e Brasil cresceu significativamente ao longo dos anos por meio de intercâmbios acadêmicos e encontros de alto nível, refletindo o compromisso compartilhado de ambos os países com o fortalecimento da saúde integrativa. Shri Prataprao Jadhav, Ministro de Estado (com pasta independente) do Ministério de Ayush e Ministro de Estado do Ministério da Saúde e Bem-Estar Familiar do Governo da Índia, afirmou: “A Índia e o Brasil são parceiros naturais na promoção de um movimento global baseado na ciência em medicina tradicional.
Ao sediarmos a Cúpula Global da OMS em Nova Delhi, nosso trabalho conjunto reflete uma visão compartilhada: combinar sistemas de conhecimento tradicional com inovação moderna para oferecer soluções de saúde holísticas, acessíveis e sustentáveis para o mundo.” Vaidya Rajesh Kotecha, Secretário do Ministério de Ayush, destacou: “como a medicina tradicional baseada em evidências pode fortalecer os ecossistemas de saúde pública e pesquisa. Juntos, Índia e Brasil estão construindo modelos de assistência à saúde integrativa que se alinham com a Estratégia de Medicina Tradicional da OMS para 2025–2034.”
O Dia Internacional da Yoga é celebrado todos os anos no Brasil com muito entusiasmo e com a participação de pessoas de todos os estilos de vida. À medida que a Índia e o Brasil continuam a trabalhar em estreita colaboração em pesquisa, capacitação e compartilhamento de conhecimento, sua parceria se destaca como um poderoso exemplo de como a medicina tradicional pode inspirar inovações globais em saúde. A Cúpula de 2025 em Nova Delhi proporcionará uma plataforma importante para que ambas as nações reafirmem seu compromisso compartilhado com o avanço de uma assistência médica holística e baseada em evidências para o mundo.
Fonte: Artigo enviado pela embaixada da Índia







































































