Será encerrada nesta sexta-feira (7) a IV Rodada Negociadora do Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e os Emirados Árabes Unidos, que começou na terça-feira (4). As discussões estão sendo conduzidas por técnicos do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, países que formam o Mercosul, e dos Emirados na sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. O Brasil ocupa a presidência pro tempore do bloco. Estão sendo realizadas reuniões dos grupos técnicos de regras de origem, comércio de bens, assuntos jurídicos, institucionais e serviços.
Mercosul e Emirados começaram a negociar oficialmente um acordo de livre comércio em julho do ano passado. Ainda antes, em 2023, já havia declarações de interesse em um acordo com o país do Golfo. Se aprovado, o acordo entre Emirados e Mercosul será o terceiro firmado com um país árabe, após Egito e Palestina. A terceira rodada de negociações foi concluída em novembro do ano passado.
De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), até setembro o Brasil exportou US$ 2,5 bilhões aos Emirados, em queda de 30,2% em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram importados US$ 227,9 milhões, uma retração de 69,9% na mesma comparação. Os principais produtos exportados pelo Brasil foram carne de aves e açúcar. Já os Emirados exportaram, principalmente, petróleo e enxofre (utilizado na produção de fertilizantes).
Fonte: Anba
anba.com.br/mercosul-e-emirados-tem-nova-rodada-de-negociacao/





































































