O governo de Javier Milei, na Argentina, assinou um acordo para iniciar o processo que permitirá aos argentinos viajarem para os Estados Unidos sem a necessidade de visto.
O governo argentino, liderado pelo presidente Javier Milei, anunciou um importante passo nas relações bilaterais com os Estados Unidos. A secretária do Departamento de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, visitou Buenos Aires e assinou uma declaração de intenções com autoridades argentinas para reintegrar o país ao Visa Waiver Program, programa que permite a entrada nos EUA sem necessidade de visto para estadias de até 90 dias, voltadas a turismo e negócios.
Apesar da assinatura, Estados Unidos e Argentina, com novo acordo para eliminar o visto, só terão a medida efetiva se a Argentina cumprir exigências técnicas. O país precisa emitir passaportes biométricos e manter taxa de rejeição de vistos abaixo de 3%. Também deve garantir cooperação em segurança e controle migratório. Esses critérios protegem as fronteiras dos EUA. Especialistas dizem que o processo pode levar de dois a três anos. Até lá, a exigência de visto permanece válida.
Impactos Esperados para Viagens e Relações Bilaterais
Estados Unidos e Argentina estão avançando com um novo acordo para dispensar o visto, o que facilitará a entrada de milhares de argentinos nos Estados Unidos. Este passo promoverá turismo, negócios e intercâmbio cultural, acentuando o alinhamento entre os governos de Milei e Trump. Além disso, fortalecerá os laços diplomáticos e econômicos, promovendo maior cooperação e mobilidade entre os dois países nos próximos anos.
E o Brasil?
Paralelamente, o Brasil tem enfrentado tensões comerciais e políticas com os Estados Unidos, marcadas por tarifas e acusações mútuas. O Brasil enfrenta tarifa de 50% nas exportações para os EUA a partir de agosto. O governo brasileiro afirma buscar negociação sem viés ideológico, mas relações com Trump seguem travadas.
Fonte: PontospraVoar