A Embaixadora da República da Eslovênia no Brasil, Mateja Kračun, recebeu convidados na terça-feira (24), para celebrar o Dia Nacional da Eslovênia.
Durante o evento, a embaixadora comemorou os 34 anos da independência de seu país, ressaltando os valores que aproximam a Eslovênia e o Brasil, como a promoção da democracia, o compromisso com o multilateralismo e a defesa da paz mundial.
“Construímos uma relação que representa a força do diálogo diplomático, da cooperação internacional e do respeito mútuo”, afirmou Kračun, lembrando ainda os 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o então Império Austríaco, origem histórica da atual Eslovênia.
Em seu discurso, a diplomata reafirmou o compromisso da Eslovênia com a resolução pacífica de disputas e com a solidariedade global. Ela destacou também a posição do país, como membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, em apoio ao cessar-fogo em Gaza e à observância do direito internacional em regiões como o Oriente Médio, Iraque e Ucrânia.
Além dos aspectos políticos, Kračun enfatizou o fortalecimento da cooperação bilateral em áreas como inovação, comércio, defesa, meio ambiente e ciência.
“Nossos laços econômicos estão em plena expansão, com parcerias sólidas entre empresas eslovenas inovadoras e companhias brasileiras que aplicam essas tecnologias”, disse, mencionando ainda as expectativas em torno da COP30, que ocorrerá em Belém sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A embaixadora destacou os 200 anos do reconhecimento da independência do Brasil por países da Europa Central, incluindo o antigo Império Austro-Húngaro. Como parte das comemorações, foi exibido um vídeo sobre a imigração eslovena no destacando a liderança feminina nas relações internacionais da atualidade.
Por fim Mareja agradeceu os brasileiros presentes e as amizades que construiu aqui, que segundo ela, possibilitaram muitos avanços nas relações entre os dois países.