• HOME
  • SOBRE NÓS
  • AMÉRICAS
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
No Result
View All Result
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
Home Turismo & Gastronomia

Operadores de turismo percorrem Rota das Emoções e conhecem as maravilhas do Nordeste brasileiro

O objetivo da famtour é apresentar o Brasil como um destino de natureza com toda a estrutura e a hospitalidade que tem para receber viajantes internacionais.

por Fabiana Ceyhan
8 de junho de 2025
Reading Time: 3 mins read

O Nordeste do Brasil será palco da Famtour Experience Brasil – Rota das Emoções, organizada pela Embratur em parceria com o Sebrae e apoio das Secretarias de Turismo dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. A iniciativa vai apresentar a quatro operadores de turismo espanhóis e quatro mexicanos os atrativos da região, entre os dias 6 e 14 de junho, os mais de 500 quilômetros da rota, que liga três dos mais icônicos destinos naturais do Brasil: os Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE).

Juntos, Espanha e o México enviaram mais de 230 mil turistas ao Brasil em 2024. O perfil do público espanhol valoriza destinos com autenticidade e biodiversidade, enquanto os mexicanos demonstram preferência por experiências únicas e sustentáveis, o que faz da Rota das Emoções um roteiro ideal para ambos.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a famtour é uma ferramenta poderosa para inserir o Brasil nos catálogos internacionais de turismo: “Nosso foco é fortalecer o Brasil como destino desejado, competitivo e sustentável. A Rota das Emoções traduz com perfeição esse propósito, ao oferecer experiências que conectam natureza, cultura e vivências em comunidades locais”, afirma.

Para o Sebrae, a Rota das Emoções é o tipo de produto estruturado que deu certo. “Podemos afirmar, que a Rota é objeto de desejo, inclusive no mercado internacional e é neste contexto que as ações de mercado fortalecem e posicionam o território em outros países. Desta forma, o objetivo é fortalecer esta estratégia no novo contexto do plano de posicionamento do Brasil, no setor do turismo. Com isso, iremos ampliar o mercado com os atrativos de sol e praia, turismo de base comunitária, esportes, evidenciando a diversidade dos produtos turísticos brasileiros”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Rota das emoções

No circuito, os participantes vão experienciar uma combinação de aventura, cultura e sustentabilidade, com oportunidades de vivência junto às comunidades locais, gastronomia regional e artesanato típico. Além disso, poderão participar desde jantares nas dunas até imersões com comunidades locais e atividades de aventura como passeios de buggy, caiaque em manguezais e passeio de barco com revoada de pássaros.

Além de conhecerem os destinos, os operadores terão, ainda, encontros de relacionamento com fornecedores locais em Barreirinhas (MA), Parnaíba (PI), Camocim (CE) e Jericoacoara (CE). Esses têm o objetivo de aproximar e viabilizar os roteiros em pacotes turísticos internacionais.

“A aproximação entre operadores estrangeiros e prestadores de serviços locais é essencial para transformar o interesse em negócios concretos. Essa ponte impulsiona não apenas o turismo, mas a economia local de maneira sustentável”, destaca Freixo.

Mercado espanhol

A Espanha foi o 11º maior emissor de turistas para o Brasil em 2024, com 132.484 ingressos registrados de janeiro a dezembro. Dentre os espanhóis que viajam internacionalmente, há interesses, acima da média mundial, por turismo de sol e praia (59,7%), cultural (44,2%), gastronômico (33,8%), de bem-estar (26,3%) e ecoturismo (19,8%), de acordo com a Globaldata, em 2024.

Mercado mexicano

O México foi o 15º maior emissor de turistas para o Brasil em 2024, com 99.137 ingressos registrados de janeiro a dezembro. Dentre os mexicanos que viajam internacionalmente, há interesses, acima da média mundial, por turismo de sol e praia (73,7%), cultural (34,9%), aventura/esportivo (32,3%), gastronômico (31,9%), ecoturismo (27,6%), de bem-estar (22,8%), de cruzeiros (22%) e LGBTQIA (4,6%), de acordo com a Globaldata, em 2024.

Famtour

O famtour consiste em uma ação estratégica realizada em todas as macrorregiões do país para trazer profissionais estrangeiros – operadores e agentes de turismo – ao Brasil e proporcionar uma maior familiarização com os destinos brasileiros. O convite para famtours tem se mostrado altamente eficaz como ferramenta de promoção internacional dos destinos brasileiros.

As atividades fortalecem a promoção e comercialização de experiências turísticas e a diversificação dos portfólios de operadoras e agências de viagens internacionais; proporcionam aos operadores e agentes de viagens o aprofundamento do conhecimento sobre destinos brasileiros; e facilita, a rede de contatos entre os convidados e os trades locais, gerando novas oportunidades de negócios e ampliando as vendas.

Fonte: Embratur

Tags: artesanatoaventurasbiodiversidade.Brasilcomunidades locaisculturaDelta do ParnaíbaEcoturismoEmbraturEspanhaesportesexperiênciasfamtourgastronomiaJericoacoaraLençóis MaranhensesMercado internacionalMéxicooperadores de turismoposicionamentoRota das EmoçõesSEBRAEseparadas por vírgula: Nordestesustentabilidadeturismo
Post Anterior

Embaixada da Italia em Brasília é sede da Festa da República Italiana

Próximo Post

MEC participa do Fórum de Reitores das Universidades do BRICS

Related Posts

Turismo & Gastronomia

Brasília recebe pela primeira vez a exposição oficial do prêmio internacional EUmies Awards

5 de junho de 2025
Turismo & Gastronomia

Campanhas da Embratur são premiadas em festival nacional de publicidade em Brasília

5 de junho de 2025
Turismo & Gastronomia

Japão Gastronômico retorna com novas promoções

4 de junho de 2025
Turismo & Gastronomia

Netflix e Embratur anunciam acordo de cooperação para impulsionar turismo audiovisual no Brasil

3 de junho de 2025
Turismo & Gastronomia

Festival que dá visibilidade a artistas com deficiência do DF tem inscrições abertas

3 de junho de 2025
Turismo & Gastronomia

Belém é agraciada com título de Capital Mundial do Brega pela ONU

1 de junho de 2025

Pesquisar

No Result
View All Result

Últimas Notícias

MEC participa do Fórum de Reitores das Universidades do BRICS

8 de junho de 2025

Operadores de turismo percorrem Rota das Emoções e conhecem as maravilhas do Nordeste brasileiro

8 de junho de 2025

Embaixada da Italia em Brasília é sede da Festa da República Italiana

7 de junho de 2025

Conhecimento Brasil trará de volta cientistas que atuam em 34 países; veja o resultado final

7 de junho de 2025
Plane on tarmac at the airport of Curitiba, Brazil

Mais 5 aeroportos no Brasil são certificados pelo Conselho Internacional de Aeroportos; veja quais são

7 de junho de 2025

Chinês especialista em Relações Internacionais vai assessorar Damião na Prefeitura de BH

6 de junho de 2025

Suíça e Brasil discutem políticas para ampliar sistemas alimentares sustentáveis

6 de junho de 2025

Empresa estrangeira pode assumir 17 aeroportos no Brasil em venda bilionária

6 de junho de 2025

Declaração à imprensa do presidente Lula durante visita de Estado à França

6 de junho de 2025

Brasília recebe pela primeira vez a exposição oficial do prêmio internacional EUmies Awards

5 de junho de 2025

SOBRE NÓS

Somos jornalistas profissionais, poliglotas e trabalhamos com ética e respeito aos organismos Internacionais no Brasil e em Brasília. Nossas notícias são diárias e você poderá ter acesso ao mundo e suas relações com o Brasil acessando o nosso canal no You Tube e em nosso site.

Leia Mais
Facebook Instagram Youtube Twitter

© 2023 O Mundo Diplomático

No Result
View All Result
  • BRICS
  • Ásia
  • Américas
  • Europa
  • Brasil
  • O Mundo Na TV
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • Negócios

© 2023 O Mundo Diplomático

Translate »