Oprotagonismo do ministro do Turismo, Celso Sabino, nos inúmeros eventos internacionais do setor tem proporcionado visibilidade mundial ao turismo brasileiro. Não à toa, o Brasil foi o país escolhido para ser homenageado na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), principal evento turístico da região, que acontece na capital argentina, Buenos Aires, entre 28 de setembro e 1º de outubro deste ano.
Em sua 28ª edição, a feira é um espaço de encontros que fortalecem relações profissionais e potencializam oportunidades de negócios na área. O ministro Celso Sabino, frisa que, além do reconhecimento, o evento é uma oportunidade de apresentar novos destinos nacionais ao maior mercado emissor de turistas para o Brasil.
“É uma honra receber essa homenagem que valida a nossa estratégia focada em mostrar a diversidade de atrativos do país, mas também um ambiente interno cada vez mais estável e promissor. Assim, temos registrado números positivos que nos levarão a alcançar, neste ano, a marca histórica de 7 milhões de pessoas vindas de outros países aos diversos destinos brasileiros”, ressalta Sabino.
Segundo o Portal de Dados da Embratur, operado conjuntamente com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal, somente nos primeiros sete meses de 2024, mais de 1,1 milhão de argentinos desembarcaram nos destinos nacionais. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o momento reforça a assertividade da promoção brasileira no exterior.
“A presença constante de argentinos no Brasil e de brasileiros na Argentina renova, a cada ano, nossos laços de irmandade. Nenhum outro povo conhece tão bem nossos destinos turísticos. Mostraremos um Brasil além do óbvio, além dos principais pontos turísticos. Apresentaremos novos destinos e experiências ricas em cultura, gastronomia e experiências”, adianta Freixo.
Com o reconhecimento como potência turística mundial, o estande do Brasil na FIT tem o objetivo de ampliar a divulgação internacional do país com sua cultura, culinária, paisagens deslumbrantes e destinos prontos para oferecer tudo o que os turistas desejam conhecer. Na feira, serão expostas a profissionais de turismo e à população argentina todas as possibilidades turísticas de estados e municípios brasileiros.
PNT – O Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, lançado neste mês de agosto na 8ª edição do Salão do Turismo: Conheça o Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), define metas a serem alcançadas pelo setor nos próximos três anos. Entre elas, chegar a 8,1 milhões de turistas internacionais visitando o Brasil por ano e alcançar US$ 8,1 bilhões em receitas geradas por este público no país.
O ministro Celso Sabino trabalha com a perspectiva de superar os 8,1 milhões de visitantes estrangeiros, chegando a um total de 10 milhões. “Temos o compromisso de alcançar a marca de 10 milhões de visitantes estrangeiros e, se mantivermos os bons resultados registrados neste ano, não tenho dúvida de que atingiremos esse objetivo”, aponta Sabino.
O PNT tem como objetivo geral tornar o Brasil líder sul-americano na recepção de viajantes internacionais até 2027, consolidando o turismo como um grande vetor de desenvolvimento sustentável e de geração de emprego e renda.
Fonte: Ministério do Turismo