O Embaixador do México no Brasil, Carlos García de Alba, reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (8), com o secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal, Paco Britto, e com a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, para tratar de ações de cooperação voltadas às atividades culturais planejadas pela Missão Diplomática mexicana para 2026.
Durante o encontro, foram discutidos projetos de interesse da embaixada, como o Pontes para o Mundo e o Programa Embaixada de Portas Abertas (Pepa), com o objetivo de fortalecer as iniciativas ao longo deste ano. Também estiveram em pauta diversas ações culturais direcionadas aos estudantes de espanhol dos Centros Interescolares de Línguas (CILs).
Na ocasião, o Embaixador destacou a intenção de “ampliar o leque de cooperações” e ressaltou temas de interesse cultural do México, como a divulgação do cinema, da história, da arquitetura, da música e de datas comemorativas emblemáticas, a exemplo do Dia dos Mortos, celebrado em 2 de novembro.
Segundo a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, o Governo do Distrito Federal tem interesse em ampliar o número de estudantes atendidos pelo programa Pontes para o Mundo, que promove o intercâmbio de alunos da rede pública. “Pretendemos atender, neste ano, cerca de 400 estudantes”, adiantou.
Para o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, iniciativas como o Programa Embaixada de Portas Abertas e o Pontes para o Mundo fortalecem o diálogo internacional e aproximam os estudantes do DF de diferentes culturas, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências. “Essa integração entre educação e relações internacionais amplia horizontes e consolida parcerias estratégicas para o desenvolvimento educacional e cultural do Distrito Federal”, destacou.
Fonte: Serinter DF.







































































