Os Estados Partes do MERCOSUL signatários do Tratado de Assunção (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e a República Socialista do Vietnã divulgaram hoje (20 de dezembro de 2025) Comunicado Conjunto sobre o lançamento das negociações do Acordo de Comércio Preferencial, cujos textos em inglês e português seguem anexos a esta Nota.
As partes estão finalizando os Termos de Referência que servirão de base para as negociações. O futuro Acordo representa um marco para a dinamização do comércio entre MERCOSUL e Vietnã, contribuindo para o fortalecimento dos laços entre o país asiático e o bloco sul-americano.
Em 2024, o comércio MERCOSUL-Vietnã foi de US$ 12,2 bilhões (UN Comtrade).
Declaração Conjunta sobre o Lançamento de Negociações com vistas a um Acordo de Comércio Preferencial entre os Governos da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai – Estados Partes do MERCOSUL – e o Governo da República Socialista do Vietnã
Os Governos da República Argentina, da República Federativa do Brasil, da República do Paraguai e da República Oriental do Uruguai, Estados Partes do Mercado Comum do Sul (“MERCOSUL”), e o Governo da República Socialista do Vietnã reafirmam seu compromisso com o fortalecimento e a diversificação das relações comerciais e de investimento, bem como com o aprofundamento da cooperação econômica entre a América do Sul e o Sudeste Asiático.
As Partes concordam em iniciar discussões com vistas à negociação de um Acordo de Comércio Preferencial (ACP), em conformidade com as regras e disciplinas da Organização Mundial do Comércio. O futuro Acordo buscará promover a expansão do comércio por meio da eliminação de tarifas e tratar de medidas não tarifárias relevantes, a fim de facilitar o acesso efetivo aos mercados e assegurar que os fluxos comerciais reflitam o potencial de suas economias.
O MERCOSUL e o Vietnã estão finalizando os Termos de Referência que definirão o escopo e a estrutura do futuro Acordo, inclusive as áreas a serem abrangidas, levando em consideração as respectivas sensibilidades e prioridades de desenvolvimento.
Este passo representa um marco importante rumo ao estreitamento dos vínculos entre o MERCOSUL e o Vietnã, dando início a um processo de negociação que promoverá a integração regional e contribuirá para relações econômicas mais dinâmicas e mutuamente benéficas entre as duas partes.





































































