Enquanto a China desfruta de uma atmosfera de celebração durante seu feriado do Dia Nacional, o Brasil, distante no hemisfério sul, também promove uma espetacular festa cultural. O Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro oferece este ano ao público brasileiro uma visão privilegiada para a cultura e o desenvolvimento da China.
Nesta sexta-feira (03), o RioMarket, que faz parte da programação do Festival, foi palco da Cerimônia de Lançamento dos Programas de Cinema e Televisão de Alta Qualidade do CMG no Brasil e da Conferência de Promoção dos Filmes de Alta Qualidade do CMG.
Presente no evento, a cônsul-geral da China no Rio de Janeiro, Tian Min, afirmou em seu discurso de abertura que o audiovisual é uma importante “janela” para o intercâmbio cultural e, mais que isso, uma sólida “ponte” para a aproximação entre os povos.
“A atividade de hoje é uma prática concreta da iniciativa de exibição ‘The Bond’, prevista no ‘Projeto de Aproximação entre os Povos’ da construção conjunta da Comunidade de Futuro Compartilhado China–América Latina. Desde 2021, mais de 40 obras audiovisuais chinesas de destaque foram exibidas no Brasil. Com sua linguagem artística, tornou-se um elo de forte apelo e empatia que conecta os sentimentos dos dois povos e promove a compreensão mútua”, destacou Tian.
Este ano, 11 produções chinesas serão exibidas no evento com legendas em português, mostrando o desenvolvimento do país asiático, cultura e artes, e o cotidiano das pessoas. Entre elas, destacam-se “A afinidade cultural de Xi Jinping”, “O Caminho Chinês para a Modernização”, “Paisagens”, “Belas Artes na China II”, “A Música das Pinturas: Instrumentos Musicais de Dunhuang” e “Três Refeições, Quatro Estações”, que serão lançadas em plataformas de mídia tradicionais, como o Box Media Group do Brasil.
“Essas produções buscam levar as histórias da China ao público brasileiro de forma mais vívida e próxima, aprofundando a convergência cultural e os vínculos afetivos entre os dois países”, exaltou Zhu Boying, chefe do Bureau para a América Latina do Grupo de Mídia da China (CMG).
“China e Brasil unem esforços para construir uma comunidade de futuro compartilhado e inaugurar os próximos “50 anos de ouro”. Para fortalecer a aproximação entre os povos, o CMG vem impulsionando ativamente a cooperação audiovisual com o Brasil”, salientou.
“Olhando adiante, estamos preparando o Ano da Cultura China–Brasil 2026, que será um marco cultural sem precedentes. O Consulado-Geral continuará a exercer seu papel de ponte, promovendo o intercâmbio e o mútuo aprendizado de mais obras artísticas, a fim de aportar vigorosa força cultural à construção da Comunidade de Futuro Compartilhado China–Brasil,” Completou a consulesa, Tian Min
Dois recentes filmes da CCTV, “O Planeta Azul Fora da Janela” e “Sua Voz”, também foram exibidos na abertura do evento. Seus enredos cativantes e perspectivas únicas conquistaram o coração do público brasileiro.
O RioMarket tem como foco prioritário discutir caminhos para a indústria do audiovisual como política de Estado. A programação é voltada para a interconexão com os segmentos que abrangem o audiovisual, reunindo autoridades e representantes do setor em debates, seminários e workshops para formação de novos modelos e reciclagem dos existentes.