Embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach, recebeu autoridades brasileiras, membros do corpo diplomático e parceiros estratégicos na sede da Chancelaria, em Brasília, para celebrar o Dia da Unidade Alemã.
Ao discursar para o publico presente a Embaixadora mencionou a ligação entre o presidente Lula e o líder alemão onde falaram sobre vários assuntos, entre eles democracia, sustentabilidade e importância do multilateralismo no mundo.
“A Alemanha trabalha de forma enfática pela cooperação multilateral”, metas ambientais, transformação digital e uso ético da inteligência artificial também foram temas citados por ela ao falar com o público presente.
A criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre e reafirmou o apoio alemão à preparação da COP30, que ocorrerá em Belém. “Países com grandes áreas florestais não podem ser deixados sozinhos .
Empresas Alemãs no Brasil
Foram enfatizadas pela anfitriã as empresas Alemãs que atuam há mais de 150 anos, com a Siemens como exemplo pioneiro. Hoje, São Paulo abriga o maior polo industrial alemão fora da Alemanha, reunindo companhias responsáveis por 10% da indústria nacional e cerca de 250 mil empregos.
O Brasil será país parceiro da Feira de Hanôver em 2026 e defendeu a importância do Acordo União Europeia–Mercosul.
O Dia Da Unidade Alemã
O Dia da Unidade Alemã marca a reunificação do país em 1990, após a queda do Muro de Berlim, em 1989, simbolizando o processo de integração política e econômica entre a antiga Alemanha Oriental e a Ocidental.A data oficial é comemorada no país em 03 de outubro.