A Embratur foi um dos grandes destaques do 33º Prêmio Colunistas Brasília, uma das mais tradicionais premiações da publicidade brasileira, com nove campanhas e ações de Live Marketing reconhecidas por sua criatividade, impacto e estratégia. O evento, realizado na última sexta-feira (30) na capital federal, consagrou as ações que vêm posicionando o Brasil como um destino turístico competitivo e diferenciado no cenário global. As campanhas da Embratur foram inscritas pelas agências responsáveis e avaliadas por um júri técnico, em etapas online e presenciais.
Promovido pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp), o prêmio reúne os principais trabalhos desenvolvidos por agências e profissionais da comunicação. Esta é a primeira vez na história da Embratur que um número tão expressivo de campanhas é reconhecido simultaneamente no Prêmio Colunistas Brasília, consolidando a presença da marca Brasil entre os grandes nomes da publicidade nacional.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a premiação reforça o papel essencial da comunicação como vetor de valorização do turismo e do Brasil. “Essas campanhas têm o papel de contar ao mundo uma nova narrativa sobre o Brasil, um país que celebra sua diversidade, protege suas florestas, valoriza sua cultura e acolhe o turista com experiências autênticas. As ações premiadas são resultado de um trabalho estratégico da nossa equipe e das agências parceiras para apresentar o Brasil como um destino sustentável, plural e competitivo no turismo internacional. Esse reconhecimento reafirma que estamos no caminho certo, usando a criatividade e a inteligência da comunicação para gerar valor para o país”, afirmou.
Mostrando o Brasil ao mundo
As campanhas premiadas constituem uma das ferramentas de promoção e apoio à comercialização utilizadas pela Embratur nos países estratégicos em que atua e promoveram destinos como a Amazônia, ações institucionais da Casa Brasil e Jogos Olímpicos de Paris 2024 em eventos internacionais. São produtos voltados aos mercados prioritários da Europa e Estados Unidos, com foco na valorização da diversidade, da natureza e da experiência única que o Brasil oferece aos visitantes.
Para Freixo, o reconhecimento reflete o esforço contínuo da Embratur em desenvolver campanhas publicitárias que vão além da promoção de atrativos turísticos. As ações têm como foco comunicar ao mundo a autenticidade da cultura brasileira, a riqueza natural dos biomas nacionais e o compromisso com o turismo sustentável e inclusivo. “As campanhas, exibidas em diferentes formatos, vêm contribuindo diretamente para o aumento do fluxo de turistas internacionais para o Brasil, que registrou recorde histórico em 2024, de 6,6 milhões de chegadas, e a continuidade do crescimento nos primeiros meses de 2025, consolidando o Brasil como um destino global em ascensão”, destacou.
Premiações recebidas pela Embratur:
Publicidade
Ouro – Fotografia de filme ou vídeo: Amazônia Brasileira – Jornada Interior, campanha “Eu” (Agência Calia)
Bronze – Filme – Turismo, transportes e diversões públicas: Europa 2023 – filme 60” (Agência Calia)
Bronze – Filme – EUA 2024 – filme 60” (Agência Calia)
Bronze – Filme – Amazônia 2024 – filme 60” (Agência Calia)
Bronze – Filme – Indescritível (Agência Propeg)
Já os filmes Você tem tudo a ganhar e Inteligência Artificial, criados para o ambiente digital, foram finalistas, evidenciando a atuação da Embratur também nos canais online.
Live Marketing
Bronze – Categoria Institucional: Galeria Visit – ações promocionais e de live marketing (Agência Terruá)
Bronze – Case Promocional ou de Live Marketing – Cultural: Casa Brasil Jogos Olímpicos de Paris 2024 – cultural (Agência Monumenta)
Bronze – Case Promocional ou de Live Marketing – Social: Casa Brasil Jogos Olímpicos de Paris 2024 – social (Agência Monumenta)
Bronze – Case Promocional ou de Live Marketing – Institucional: Casa Brasil Jogos Olímpicos de Paris 2024– institucional (Agência Monumenta)