• HOME
  • SOBRE NÓS
  • AMÉRICAS
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
No Result
View All Result
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
Home Turismo & Gastronomia

Intercâmbio cultural China-Brasil supera distâncias geográficas e aumenta compreensão entre povos

por Fabiana Ceyhan
28 de novembro de 2024
Reading Time: 4 mins read
Relations between china and Brazil. China vs Brazil.

“Estou certo de que a comunidade acadêmica brasileira começa a se dar conta da necessidade de receber os saberes chineses em sua casa. Enquanto membro dessa comunidade, tenciono continuar a fazer pequenas contribuições como estas, para ajudar os meus compatriotas a compreenderem a cultura chinesa, de forma objetiva, viva e positiva”, apontou Giorgio Sinedino, sinólogo brasileiro.

Na quarta-feira, foi realizada em Beijing a estreia da série “Compreender os Clássicos Chineses”, organizada pelas Edições em Línguas Estrangeiras, sob orientação da Grupo de Comunicações Internacionais da China e da Embaixada do Brasil na China. As três obras “Os Analectos de Confúcio”, “Daodejing” e “O Imortal do Sul da China: uma leitura cultural do Zhuangzi”, traduzidas pelo Sinedino, permitem que mais leitores brasileiros conheçam o profundo patrimônio da cultura chinesa.

Sinedino disse que entender as conotações ideológicas dos clássicos culturais chineses não é uma tarefa fácil. Ele precisa contar o significado literal com expressão em português, e a sociedade chinesa retratada nas obras é essencial.

Durante muito tempo, a maior parte da literatura chinesa foi traduzida do inglês, francês e outros idiomas para o português. Devido à falta de compreensão exata do idioma chinês original pelos tradutores, é difícil expressar verdadeiramente o significado das palavras chinesas, o que torna a literatura chinesa no Brasil difícil de publicar.

Para permitir que os leitores brasileiros entendessem a essência cultural dos Analectos, Sinedino consultou os comentários sobre estes textos feitos por estudiosos confucionistas de diversos períodos, como Zhu Xi, filósofo da dinastia Song do Sul, em um esforço para permitir que os leitores brasileiros compreendessem em sua língua materna os Analectos, em diferentes épocas.

O editor-chefe do Grupo de Comunicações Internacionais da China, Gao Anming, apontou que as obras abriram uma porta para saborear os encantos da cultura tradicional chinesa, manifestando a esperança de que os amigos apreciem e procurem a cultura e civilização chinesas extremamente ricas e diversificadas.

A China e o Brasil concordaram em designar 2026 como o Ano da Cultura China-Brasil para fortalecer os laços culturais e aumentar a compreensão mútua entre os dois povos.

O conselheiro do Departamento de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhang Wenwei, avaliou que as obras de Sinedino não são apenas uma interpretação cuidadosa dos documentos clássicos chineses, mas também a herança e o desenvolvimento da tradição de intercâmbios culturais amistosos entre a China e o Brasil, o que permitirá que mais leitores apreciem a amplitude e a profundidade da cultura clássica chinesa, entrem em contato com a sabedoria e o encanto da cultura chinesa que abrange milhares de anos, e promovam a compreensão e o respeito mútuos entre diferentes culturas.

No entendimento de Zhang Minfen, professora de português da Universidade de Estudos Internacionais de Shanghai, os pensamentos profundos da filosogia antiga chinesa, via essas obras, podem transcender o tempo e o espaço e dialogar com os leitores brasileiros, permitindo que eles tenham uma compreensão mais abrangente e profunda do pensamento filosófico chinês antigo, apreciem o valor e a importância dos clássicos chineses na contemporaneidade e entendam profundamente o conceito da comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

Este ano ganha significado especial ao ser realizado em um momento tão marcante: os 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China. A Chefe do Departamento Cultural da Embaixada do Brasil na China, Bárbara Policeno, acredita que, em cinco décadas, os dois países construíram uma parceria que transcende os campos econômico e político, alcançando o que há de mais precioso nas relações internacionais: o intercâmbio cultural e o entendimento mútuo.

Para ela, a cultura é o espaço onde as diferenças se encontram, se compreendem e se valorizam. “Os dois países fortaleceram o espírito de cooperação e amizade que guia as nossas relações. A tradução desses clássicos não apenas contribui para enriquecer o acervo cultural do Brasil, mas também destaca o valor de projetos que unem talentos individuais, instituições acadêmicas e o compromisso de nossos dois países em preservar e compartilhar nossas heranças culturais”.

Nos últimos anos, com o aprofundamento dos intercâmbios culturais entre a China e os países de língua portuguesa, a tradução chinês-português da literatura chinesa prosperou. “Para os leitores dos países de língua portuguesa ainda está longe de ser suficiente”, apontou Wei Ling, especialista em língua portuguesa, do China Media Group.

“A China e o Brasil precisam entender melhor as diferenças culturais um do outro, estabelecer uma estrutura comum para intercâmbios culturais e alcançar a verdadeira confiança mútua entre as civilizações. Acredito que as culturas brasileira e chinesa podem atravessar montanhas e oceanos e alcançar ressonância cultural”, disse Sinedino.

Fonte: Portuguese News

Tags: Analectos de ConfúcioAno da CulturaBrasilcivilizaçõesclássicos chinesescompreensão mútuaConfucionismocooperaçãoCultura ChinesaDaodejingdiálogo culturaldinastia Songdiversidadeensinofilosofiafilosofia chinesaGiorgio SinedinoHerança culturalintercâmbio culturalliteraturaRelações diplomáticassabedoriatraduçãoZhu XiZhuangzi
Post Anterior

Embaixada da Alemanha alega ser vítima de notícias falsas

Próximo Post

ApexBrasil celebra 20 anos do Programa de Qualificação para Exportação que já capacitou mais de 30 mil empresas de Norte a Sul do país

Related Posts

Turismo & Gastronomia

Oito vilas representarão o Brasil no prêmio “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo

23 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Goiás marca presença no Festival de Cannes com representação inédita

19 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Com presença de liderança da WTTC, Visit Brasil Summit discute a inteligência de dados na promoção internacional do Brasil

19 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Brasil e Quênia firmam parceria para promover o turismo entre os dois países

19 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Fim de semana no DF tem exposições, cinema, música e brincadeiras gratuitas

17 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Tailândia é um destino importante pata turistas de todo o mundo

15 de maio de 2025

Pesquisar

No Result
View All Result

Últimas Notícias

Fórum Parlamentar do BRICS tem 22 delegações confirmadas

26 de maio de 2025

Fórum O Otimista Brasil reúne especialistas em Brasília

25 de maio de 2025

Abertas inscrições para cursos gratuitos de formação de gestores sociais e culturais do DF

25 de maio de 2025

Presidente de Angola é recebido pelo presidente do Brasil

24 de maio de 2025

Ministro de Agricultura de Ruanda visita Brasília

23 de maio de 2025

Azerbaijão revela seus tesouros culturais e sabores no Globo Repórter desta sexta (23/05)

23 de maio de 2025

Oito vilas representarão o Brasil no prêmio “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo

23 de maio de 2025

Embaixador do Cazaquistão discursou no Congresso de Municípios e Cidades do Brasil

23 de maio de 2025

Diplomatas visitam AgroBrasília e se surpreendem com setor no DF

23 de maio de 2025

Cameroun celebra 53 anos de unificação destacando fortalecimento diplomático com o Brasil

22 de maio de 2025

SOBRE NÓS

Somos jornalistas profissionais, poliglotas e trabalhamos com ética e respeito aos organismos Internacionais no Brasil e em Brasília. Nossas notícias são diárias e você poderá ter acesso ao mundo e suas relações com o Brasil acessando o nosso canal no You Tube e em nosso site.

Leia Mais
Facebook Instagram Youtube Twitter

© 2023 O Mundo Diplomático

No Result
View All Result
  • BRICS
  • Ásia
  • Américas
  • Europa
  • Brasil
  • O Mundo Na TV
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • Negócios

© 2023 O Mundo Diplomático

Translate »