• HOME
  • SOBRE NÓS
  • AMÉRICAS
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
No Result
View All Result
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
Home Diplomacia Ambiental

“Declaração de Belém reafirma o compromisso coletivo de promover um turismo sustentável, resiliente e inclusivo no mundo”, diz ministro Celso Sabino

A apresentação do documento encerra a presidência brasileira do G20 Turismo. O último encontro do grupo aconteceu em Belém (PA) e reuniu ministros das 20 maiores economias do planeta, além de países convidados

por Fabiana Ceyhan
23 de setembro de 2024
Reading Time: 4 mins read

Um marco para o turismo global! Foi desta forma que líderes das 20 maiores economias do mundo qualificaram a “Declaração de Belém”, aprovada por unanimidade e que marca o encerramento da presidência brasileira do G20 Turismo. A última reunião do grupo aconteceu neste sábado (21.09), em Belém (PA).

O documento estabelece entre as premissas para o desenvolvimento turístico mundial garantir um maior protagonismo à sustentabilidade; à qualificação profissional e ao investimento em infraestrutura.

Os líderes também propõem uma abordagem colaborativa entre governos, setor privado e comunidades locais para impulsionar a atividade turística de forma responsável e resiliente, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Presidido pelo ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, o encontro de autoridades do G20 deste sábado teve a presença de 44 delegações de vários países membros e representantes de organizações internacionais, além de convidados. O evento finalizou um ciclo de reuniões técnicas iniciado em fevereiro de 2024 e que teve agendas em Brasília (DF) e no Rio de Janeiro (RJ).

“Fizemos um belo trabalho, com muito esforço, capacidade técnica, cooperação e que entrega não só ao G20, mas também ao mundo uma proposta de modelo de desenvolvimento econômico aliado ao turismo, que irá trazer mais oportunidades, mais cooperação, mais amizade e, sobretudo, mais sustentabilidade”, apontou o ministro Celso Sabino na abertura do encontro.

De modo a manter um planeta sustentável para as próximas gerações, o documento indica fortemente a necessidade de investimentos coletivos direcionados à sustentabilidade do setor.

“O mundo vive um processo de transformação climática, e o turismo irá levar desenvolvimento econômico, perspectivas melhores de vida, além de contribuir para a preservação do meio ambiente. O turismo garantirá um futuro melhor às próximas gerações”, completou Celso Sabino.

EIXOS PRIORITÁRIOS – O Grupo de Trabalho do G20 Turismo definiu quatro eixos principais: sustentabilidade no turismo; gestão de informações; cooperação internacional e o turismo como impulsionador da economia.

As diretrizes contemplam medidas em áreas críticas identificadas pelos integrantes do G20, com ênfase na necessidade de cooperação multilateral para enfrentar desafios como a recuperação pós-pandemia de Covid-19 e a adaptação às mudanças climáticas.

Um dos destaques da reunião foi a apresentação do “Dashboard de Melhores Práticas”, uma plataforma criada com o objetivo de compartilhar iniciativas de sucesso, reforçando a importância de ações conjuntas para a promoção do turismo sustentável. Desde a sua implementação, a ferramenta dobrou o número de estudos de caso, mostrando o impacto positivo da colaboração internacional.

CAPACITAÇÃO – Outro ponto central da “Declaração de Belém” é o compromisso com a educação e a qualificação profissional no setor turístico. O relatório apresentado identificou a formação contínua como um dos maiores desafios para garantir a excelência e a adaptabilidade do ramo.

A ONU Turismo, representada na reunião pelo secretário-geral da entidade, Zurab Pololikashvili, destacou seu compromisso com programas de educação e de atração de investimentos, buscando capacitar trabalhadores e impulsionar o turismo como vetor de desenvolvimento socioeconômico.

Também foram expostas recomendações para o acesso a linhas de financiamento de instituições internacionais e bancos multilaterais, focadas em quatro áreas prioritárias: resiliência climática, desenvolvimento social, criação de novos produtos turísticos em comunidades locais e infraestrutura compartilhada. Essas ações buscam assegurar que o turismo alcance seu pleno potencial, gerando crescimento econômico e prosperidade compartilhada.

Encerrando o evento, o ministro Celso Sabino classificou a “Declaração de Belém” como um legado para o turismo global. “Essa declaração reflete nosso compromisso com um futuro mais sustentável e inclusivo para o turismo. Agradecemos a todos os participantes por suas contribuições e pela parceria em construir um caminho mais resiliente para o setor,” enalteceu Sabino.

Com a conclusão da reunião na capital paraense, o Brasil reafirma o seu papel de liderança no cenário turístico global, promovendo a integração de políticas que fomentem não apenas crescimento econômico, mas também a preservação ambiental e o desenvolvimento social. A “Declaração de Belém” servirá agora como um guia estratégico para as futuras ações do G20 no campo do turismo.

G20 BELÉM – O último encontro do G20 Turismo sob a presidência brasileira aconteceu dos dias 19 a 21 de setembro no Pará. Durante os três dias do evento, autoridades internacionais do setor se reuniram em painéis, palestras e debates sobre os principais temas do setor, culminando na apresentação da “Declaração de Belém”.

Fonte: Ministério do Turismo

Tags: capacitaçãocooperação internacionalDeclaração de Belémdesenvolvimento econômicoEcoturismoeducaçãog20infraestruturainvestimentosmudanças climáticaspreservação ambientalqualificação profissionalresiliênciasustentabilidadeturismo global
Post Anterior

O grande Antonov AN-124 voltará a fazer um voo ao Brasil nos próximos dias; veja a programação

Próximo Post

Chef brasileiro recebe o título de 1º Embaixador Gastronômico da ONU Turismo

Related Posts

Diplomacia Ambiental

Governo Federal lança iniciativa para desenvolver saúde, bioeconomia e ciência na Amazônia

9 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Exposição “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade” chega a Natal

6 de maio de 2025
Downtown cityscape of Seoul, South Korea
Turismo & Gastronomia

Capital da Coreia do Sul Seul é eleita a cidade mais tecnológica do mundo

5 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Paris abre as portas para a diversidade do Brasil no 27º Festival de Cinema Brasileiro

4 de maio de 2025
Diplomacia Ambiental

Coreia do Sul isenta de taxa cota de 10 mil t de carne suína do Brasil, diz ABPA

3 de maio de 2025
Diplomacia Ambiental

Brasil e China avançam na cooperação espacial com foco no satélite CBERS-5

2 de maio de 2025

Pesquisar

No Result
View All Result

Últimas Notícias

Marca chinesa estreia no Brasil com carros elétricos que prometem revolucionar o mercado automotivo

10 de maio de 2025

Embaixadores do sudeste asiático visitam Belém e miram parcerias

9 de maio de 2025

Grupo de Trabalho sobre Gestão de Desastres do BRICS realiza reunião ministerial no Palácio Itamaraty

9 de maio de 2025

Governo Federal lança iniciativa para desenvolver saúde, bioeconomia e ciência na Amazônia

9 de maio de 2025

Noruega quer estreitar cooperação com o Brasil para enfrentar desafios globais

9 de maio de 2025

Sessão em homenagem aos 77 anos de Israel acontece no Congresso Nacional

8 de maio de 2025

Embaixadores da República Dominicana e de Omã entregam credenciais no Itamaraty

8 de maio de 2025

Estudantes do Cazaquistão participam da Olimpíada Internacional de química no Brasil.

8 de maio de 2025

‘Cada vez mais a relação Brasil-China ganha uma força estratégica muito forte’, diz Lula

8 de maio de 2025

Liminar provisoria impede a compra do Banco Master

7 de maio de 2025

SOBRE NÓS

Somos jornalistas profissionais, poliglotas e trabalhamos com ética e respeito aos organismos Internacionais no Brasil e em Brasília. Nossas notícias são diárias e você poderá ter acesso ao mundo e suas relações com o Brasil acessando o nosso canal no You Tube e em nosso site.

Leia Mais
Facebook Instagram Youtube Twitter

© 2023 O Mundo Diplomático

No Result
View All Result
  • BRICS
  • Ásia
  • Américas
  • Europa
  • Brasil
  • O Mundo Na TV
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • Negócios

© 2023 O Mundo Diplomático

Translate »