• HOME
  • SOBRE NÓS
  • AMÉRICAS
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
No Result
View All Result
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
Home BRICS

5ª Cúpula Mundial de Mídia é realizada na China

Intercâmbios entre mídias China-América Latina criam pontes para compreensão mútua entre civilizações

por Fabiana Ceyhan
8 de dezembro de 2023
Reading Time: 3 mins read

No periódico de maior circulação do país, Diário El Salvador, foram publicadas várias histórias de destaque da amizade entre a China e El Salvador.

Por exemplo: a construção da biblioteca nacional de El Salvador com ajuda chinesa, os acordos assinados na 6ª Exposição Internacional de Importação da China com relação à encomendas de produtos das empresas de El Salvador, e a bolsa chinesa de estudos para intercâmbio de estudantes de El Salvador na China, entre outros, conforme apresentado por Luis Laínez, editor-chefe do Diário El Salvador, na 5ª Cúpula Mundial de Mídia (CMM).

“Desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre El Salvador e China há cinco anos, as notícias sobre a China têm recebido atenção no país”, disse ele, expressando que as mídias dos dois países são testemunhas e promotoras do aprofundamento da amizade bilateral.

Tal como Laínez, cada vez mais jornalistas dos principais meios de comunicação latino-americanos estão voltando sua atenção para a China, com o objetivo de criar pontes para o intercâmbio entre as civilizações chinesa e latino-americana.

Realizada em Guangzhou e Kunming, entre 2 e 8 de dezembro, a 5ª CMM reuniu mais de 450 participantes de 101 países e regiões, incluindo representantes de 197 importantes meios de comunicação, think tanks, agências governamentais e organizações internacionais, contando com mais de 30 profissionais de mídia da América Latina e do Caribe.

“O Peru é um dos países com o maior número de chineses no exterior da América Latina, e temos uma longa história de intercâmbio e cooperação com as mídias chinesas”, disse Félix Alberto Paz Quiroz, editor-chefe da Agência Andina, agência de notícias oficial do Peru, acrescentando que, no mundo de hoje, onde as fake news estão desenfreadas, é um dever importante da mídia fornecer notícias verdadeiras e confiáveis aos leitores, e é necessário que todos os meios de comunicação (fisicamente) vão à China para “ver com seus próprios olhos” antes de fazer quaisquer reportagens sobre a mesma.

Paz mencionou que a CMM oferece uma plataforma para jornalistas globais trocarem ideias e trabalharem juntos. Ele participou de vários fóruns temáticos e obteve uma compreensão mais profunda de como a China está avançando em direção a um desenvolvimento de alta qualidade por meio da interação positiva entre as ciências humanas e a economia.

La Estrella de Panamá é um dos periódicos diários mais antigos do país. Juan Alberto Cajar, diretor de multimídia do diário, tirou muitas fotos de paisagens urbanas e humanas desde que chegou a Guangzhou. Visitando a China pela primeira vez, ele disse que a modernização e a abertura das cidades tinham alterado suas percepções anteriores.

“A China é o segundo maior usuário do Canal do Panamá, os dois países têm frequentes intercâmbios econômicos e comerciais, e espero que, por meio do poder da mídia, possamos fortalecer ainda mais a compreensão e a confiança mútuas entre os dois povos na cultura”, disse Cajar.

Durante a cúpula, vários meios de comunicação e instituições estrangeiros, incluindo a Agência Télam da Argentina, assinaram acordos com a Agência de Notícias Xinhua para aprofundar a cooperação em áreas como trocas de notícias, intercâmbios de pessoal e visitas, bem como o desenvolvimento integrado da mídia.

Bernarda Llorente, presidente da Agência Télam, agência de notícias oficial da Argentina, disse que a Argentina e a China têm amplos interesses em comum e vantagens econômicas complementares, e que o fortalecimento da cooperação bilateral de mídia ajudará a promover as relações sinceras entre os dois países e a aumentar a confiança mútua.

“Na última década, as mudanças tecnológicas aceleraram a transformação digital da mídia tradicional, e a mídia argentina precisa incorporar mais elementos tecnológicos, por isso é muito importante cooperar com a China, que possui tecnologias de ponta e está disposta a compartilhá-las com o mundo”, enfatizou ela.

José Juan Sanchez, presidente do Grupo CMA do Brasil, disse, após sua visita a parques industriais de alta tecnologia na Província de Guangdong: “fiquei super impressionante com o desenvolvimento científico e tecnológico da China, assim como o apoio aos talentos”. Quando conheceu a ópera cantonesa na cidade de Guangzhou e suas histórias em um museu, ele ficou novamente impressionado com a sinceridade e a gentileza da nação chinesa.

De acordo com José, o rápido desenvolvimento econômico da China se beneficiou de políticas estáveis e coerentes. “Esperamos aproveitar a CMM como uma oportunidade para aprofundar os intercâmbios e a cooperação com mídias chinesas, contribuindo ainda mais para as cooperações econômicas e comerciais entre a América Latina e a China”, manifestou ele.

As informações são da Agência Xinhua.

Tags: ChinacooperaçãoCúpula mundial de mídiadiplomaciafórum de mídia
Post Anterior

Bolívia passa a pertencer oficialmente ao Mercosul

Próximo Post

Brasil apresenta iniciativa “Rotas para a Integração” sul-americana durante cúpula do Mercosul

Related Posts

BRICS

Brics deve avançar no uso de moedas locais entre os países-membros

23 de fevereiro de 2025
BRICS

Grupo de Mídias da China (CMG) realizará a “Noite de Gala do Festival das Lanternas de 2025”

11 de fevereiro de 2025
BRICS

Cúpula do Brics será em julho no Brasil

6 de dezembro de 2024
BRICS

Cúpula do Brics na Rússia mira alternativa ao dólar e ao FMI

15 de outubro de 2024
BRICS

Brasília in Foco é convidado do BRICS 2024 em Moscow

26 de setembro de 2024
BRICS

Turquia oficializa pedido de adesão ao BRICS

3 de setembro de 2024

Pesquisar

No Result
View All Result

Últimas Notícias

Acordos com China vão melhorar produtividade e competitividade da indústria, avalia secretário do MDIC

18 de maio de 2025

MAM é confirmado como sede da cúpula do Brics no Rio

18 de maio de 2025

China e América Latina e Caribe:avançar de mãos dadas com benefícios mútuos e ganhos compartilhados no caminho da nova industrialização

17 de maio de 2025

China e América Latina e Caribe: Uma Cooperação que Transcende Mares e Beneficia Povos

17 de maio de 2025

FIFA confirma Brasil como sede da próxima Copa do Mundo

17 de maio de 2025

Fim de semana no DF tem exposições, cinema, música e brincadeiras gratuitas

17 de maio de 2025

Rede de Universidades do Brics inclui 20 instituições brasileiras

17 de maio de 2025

Jovens cientistas brasileiros são premiados na maior feira de ciências e engenharia do mundo

17 de maio de 2025

Dia das Abelhas na Embaixada da Eslovenia

16 de maio de 2025

Ex presidente da Finlândia é recebida em Brasília

16 de maio de 2025

SOBRE NÓS

Somos jornalistas profissionais, poliglotas e trabalhamos com ética e respeito aos organismos Internacionais no Brasil e em Brasília. Nossas notícias são diárias e você poderá ter acesso ao mundo e suas relações com o Brasil acessando o nosso canal no You Tube e em nosso site.

Leia Mais
Facebook Instagram Youtube Twitter

© 2023 O Mundo Diplomático

No Result
View All Result
  • BRICS
  • Ásia
  • Américas
  • Europa
  • Brasil
  • O Mundo Na TV
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • Negócios

© 2023 O Mundo Diplomático

Translate »