O embaixador da Itália, Alessandro Cortese, participou da noite de lançamento da 18ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil. A exibição da premier, o filme “A Sombra de Caravaggio” (L’Ombra di Caravaggio), foi no Auditório Oscar Niemeyer, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.
O ator Brenno Placido marcou presença na noite de gala.
Em seu discurso, Cortese garantiu que este é “um evento imperdível para todos aqueles que amam mergulhar na cultura italiana através da linguagem da sétima arte. Estou realmente impressionado com a qualidade dos filmes, com 19 estreias interpretadas e dirigidas pelos melhores italianos”.
Mostra tem 32 filmes
A mostra, que ocorre entre 6 de novembro a 9 de dezembro, tem 32 filmes, oferecendo uma seleção da rica cinematografia da Itália. A programação tem o patrocínio institucional do Ministério da Cultura da Itália e da embaixada da Itália no Brasil.
As obras serão exibidas em mais de 90 salas de cinema, centros culturais e cineclubes universitários no Brasil inteiro, mas também estarão disponíveis por streaming em uma plataforma online.
Veja toda a programação, locais de exibição, e assista no streaming gratuitamente AQUI
São filmes inéditos, dirigidos por alguns dos mais renomados cineastas italianos contemporâneos, com grandes produções e atuações. Também apresenta nomes novos na direção e produções independentes.
A Mostra Retrospectiva dedicada à “Commedia all’italiana” deve ser o destaque do festival. Este gênero, que teve início nos anos 1950 e floresceu nas décadas de 1960 e 1970, é uma janela para a sociedade italiana da época, combinando humor, sátira e comentário social.