O presidente da Cabo Verde, José Maria Pereira Neves, esteve em Brasília para a posse do Presidente Lula e em coletiva com a imprensa e alguns amigos do país,ele afirmou esperar relações mais fortes do Brasil com seu país e outros da África com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva .
“Finalmente o Brasil está de volta. E estando de volta vamos trabalhar juntos para reforçar as relações”, afirmou Neves .
Entre uma pergunta e outra Neves falou sobre o desenvolvimento industrial do Brasil, sobretudo no Agronegócio, pode ser muito útil aos países africanos e estes, por sua vez, têm muitos recursos ainda não explorados que podem interessar ao Brasil para deixar de ser dependente de regiões situadas no outro lado do mundo. A distância de Cabo Verde, com o Nordeste brasileiro é de apenas três horas e meia afirmou ,
Neves falou também sobre a importação de fertilizantes e explica que poderiam ser conseguidos na costa ocidental da África, em negociações bilaterais do Brasil com o país. O presidente mencionou também o potencial do Brasil para fornecer a outros países alimentos e energia renovada.
Questionado sobre as relações com Jair Bolsonaro , ele informou que o ex presidente esteve 2 vezes de passagem na ilha do Sal e que não competia a ele entrar na questão política brasileira e que o povo brasileiro fez a sua escolha.