A agenda da reunião incluiu uma discussão sobre a mensagem de setembro do Presidente do Cazaquistão Kassym-Jomart Tokayev ao povo cazaque «Um estado justo. Uma Nação. Sociedade próspera», as próximas eleições presidenciais no Cazaquistão em novembro deste ano, bem como os resultados de uma série de importantes eventos internacionais realizados recentemente na capital do Cazaquistão.
Em seu discurso, o Embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, apresentou os principais pontos da mensagem do Líder Cazaque ao povo do Cazaquistão, visando fortalecer o envolvimento de todos os cidadãos na modernização sistemática do Estado e da sociedade como parte do «Novo Cazaquistão», e introduziu os jornalistas nos preparativos para as eleições presidenciais antecipadas a serem realizadas em 20 de novembro deste ano.
Por sua vez, os brasileiros indicaram que o Cazaquistão, sob a liderança do Presidente Kassym-Jomart Tokayev, tomou com confiança o rumo para mudanças sistêmicas na modernização política e socioeconômica do país em um ambiente completamente novo, e desejou ao nosso país sucesso na implementação de reformas e nas próximas eleições presidenciais.
No evento também foram discutidos os resultados do VII Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais que contou com a participação da Presidente da União Planetária do Brasil, Isis Maria Borges de Recende, assim como os resultados da Conferência sobre Medidas de Interação e Construção da Confiança na Ásia (CICA), que abordou questões de política, segurança, meio ambiente, incluindo a transformação da CICA em uma organização internacional de pleno direito.
10 jornalistas da Abrajinter participaram do evento que também contou com um jantar em comemoracão a abertura do Consulado em Santa Catarina.