A Embaixada do Nepal em Brasília realizou um evento no espaço Porto Vitoria para celebrar a sua data nacional, o país possui excelentes relações bilaterais com o Brasil e passou por mudanças recentes que visam garantir melhorias para o seu povo e estreitar ainda mais os laços com o mundo e, segundo o embaixador ” o Nepal está no caminho de institucionalizar as conquistas políticas alcançadas com muito esforço. A constituição garante direitos fundamentais, justiça e inclusão a todos ”
Nirmal Raj Kafle é embaixador designado do Nepal no Brasil desde 8 de setembro de 2022. Antes disso, foi Secretário Adjunto do Ministério das Relações Exteriores do Governo do Nepal, cuidando da Divisão Europa e Américas.
O PAÍS
Nepal está estrategicamente localizado entre a China e a Índia, dois países imensos com economias emergentes. O país se encontra numa área de 147,181 quilômetros.
Existem oito montanhas altas incluindo a montanha mais alta do mundo conhecida como Monte Everest. Nepal é oficialmente um Estado secular. O Hinduísmo é a principal religião entre a maioria do povo nepalês. A segunda maior religião por número de fiéis é o Budismo, já que o Nepal é o local de nascimento do Senhor Buda. Cristianismo e o Islã também co-existem pacificamente e de forma harmoniosa no Nepal.
Um patrimônio cultural rico e tradições culturais diversas são características especiais do Nepal. O Nepal tem uma sociedade multicultural, multi-religiosa e multilíngüe. Nepal é um dos países mais ricos do mundo quando se fala em biodiversidade devido a sua posição geográfica única e variação de altitude.
O país é dotado de potências hidrelétricas ricas com rios perenes e geleiras correndo pela cordilheira do Himalaia. A elevação do país varia de 60 metros acima do nível do mar até o ponto mais alto do mundo, o Monte Everest com 8848 metros, tudo numa distância de 150 km, resultando em condições climáticas indo de sub-tropicais até Árticas.