O consumo de café no Oriente Médio vem se destacando. Nos Emirados Árabes Unidos, esse mercado ultrapassa 12 bilhões de dirhams, equivalentes a US$ 3,2 bilhões, com expressivo consumo fora de casa, em cafeterias e restaurantes, com cerca de 93% do total. Os dados são de reportagem da agência de notícias oficial do país, a Emirates News Agency (WAM), precedendo a feira World of Coffee Dubai, cuja quinta edição ocorre de 18 a 20 de janeiro de 2026 no Dubai World Trade Center.
A reportagem destaca o mercado de café em vários países da região. Na Arábia Saudita há mais de 5.100 cafeterias de marcas. O consumo diário ultrapassa 36 milhões de xícaras de café, enquanto o número total de cafeterias registradas ultrapassou 61 mil. No Egito, o consumo de café dobrou nos últimos cinco anos. O Marrocos aumentou em 23% as suas importações do produto em 2024. Segundo os dados publicados na WAM, o setor de cafeterias de marca na região é impulsionado pelo consumo da população jovem.
O comércio local de café tem na região infraestrutura em evolução. A notícia da WAM informa que as importações de café verde nos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC, na sigla em inglês) aumentaram, com Dubai emergindo como centro regional de reexportação, com os valores dessas vendas acima de 3,5 bilhões de dirhams em 2024 (US$ 953 milhões), impulsionados por investimentos em armazenagem, degustação, centros de controle de qualidade e plataformas de negociação especializadas.
Reflexo do aquecimento do setor, a World of Coffee Dubai também cresce. Organizada pela DXB LIVE, em parceria com a Specialty Coffee Association (SCA), a mostra saiu de 5 mil metros quadrados em 2022 para mais de 20 mil em 2026. O evento terá três leilões de café, campeonatos locais e internacionais, workshops e programas educacionais, além da exposição em si, com marcas mostrando as mais recentes inovações e tecnologias avançadas em todas as etapas da cadeia de valor do café.
“Estamos testemunhando o surgimento de nova geração de empreendedores, produtores e importadores impulsionando a inovação, a sustentabilidade e o crescimento a longo prazo em todo o setor. A World of Coffee serve como ponto de encontro fundamental para esse ecossistema e a sua expansão reflete a crescente influência da região no comércio global de café”, diz a diretora da feira, Shouq bin Redha.
Fonte: Anba
anba.com.br/cafe-tem-mercado-em-expansao-no-oriente-medio/







































































