Em uma cerimônia realizada hoje na fábrica de produção do F-35 da Lockheed Martin (NYSE: LMT), autoridades governamentais e líderes militares dos Estados Unidos e da Finlândia celebraram a apresentação do primeiro F-35A Lightning II destinado à Força Aérea Finlandesa. O evento marca uma nova geração do poder aéreo da Finlândia e fortalece as relações estratégicas transatlânticas.
“A Finlândia é membro da OTAN e está comprometida em atuar como um provedor de defesa confiável no flanco norte”, afirmou o ministro da Defesa da Finlândia, Antti Häkkänen. “A Finlândia está investindo fortemente em capacidades industriais nacionais por meio da participação industrial. Acreditamos que nosso investimento e nossa indústria de defesa altamente capacitada podem beneficiar o programa F-35 não apenas localmente, mas também em nível global.”
“No ambiente operacional finlandês, sobrevivência, letalidade e cooperação são imperativas”, disse o major-general Timo Herranen, comandante da Força Aérea Finlandesa. “O F-35 entregará capacidades incomparáveis em todas essas áreas e elevará significativamente o nível de capacidade da nossa defesa. Estamos ansiosos pelo início das operações do F-35 no próximo ano.”
O F-35 reúne 20 nações aliadas que escolheram a aeronave, incluindo 13 na Europa, e está em serviço ativo em 16 forças armadas ao redor do mundo. Com sua interoperabilidade sem precedentes, os F-35 da Finlândia fortalecerão a integração entre os diferentes ramos das Forças de Defesa Finlandesas e a conexão de meios em múltiplos domínios, ampliando a consciência situacional da Finlândia e de seus aliados da OTAN.
“O F-35 continua a demonstrar sua capacidade de dissuadir ameaças e prevalecer em combate, e proporcionará à Força Aérea Finlandesa uma vantagem decisiva na proteção do país e no fortalecimento das parcerias aliadas na região nórdica e além”, disse Greg Ulmer, presidente da Lockheed Martin Aeronautics. “O programa F-35 sustenta uma poderosa rede de dissuasão integrada, avançando a cooperação aliada, a força industrial e a segurança compartilhada.”
A indústria finlandesa faz parte de uma rede global de mais de 1.900 fornecedores do F-35. A Lockheed Martin firmou parcerias com mais de 30 empresas e instituições acadêmicas na Finlândia, transferindo tecnologias de ponta e expertise que promovem inovação e crescimento no setor aeroespacial do país.
A primeira aeronave será entregue à Força Aérea Finlandesa no início de 2026 e seguirá para a Base Aérea de Ebbing, no Arkansas, onde ocorre o treinamento de pilotos do F-35A. O programa prevê a aquisição de 64 F-35A, que formarão a maior frota de F-35 do norte da Europa. As primeiras aeronaves chegarão ao país no próximo ano.
Sobre o F-35 Lightning II
Mais de 1.270 F-35 estão atualmente em operação em todo o mundo, e a frota já ultrapassou 1 milhão de horas de voo. Comprovado em combate, o F-35 opera a partir de 50 bases globais, incluindo 10 países operando em seu próprio território. À medida que adversários avançam e aeronaves legadas envelhecem, o F-35 é essencial para manter a superioridade aérea nas próximas décadas.
Sobre a Lockheed Martin
A Lockheed Martin é uma empresa global de tecnologia de defesa que impulsiona a inovação e o avanço científico. Suas soluções de missão em todos os domínios e a visão 21st Century Security® aceleram a entrega de tecnologias transformadoras para garantir que aqueles a quem serve estejam sempre à frente e prontos. Mais informações em Lockheedmartin.com
FONTE: Lockheed Martin Aeronautics







































































