Está confirmado: brasileiros poderão solicitar visto eletrônico para entrar no México a partir de fevereiro de 2026. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Federação (DOF) e representa uma importante facilitação para quem pretende viajar a destinos como Cancún, Cidade do México, Playa del Carmen, Tulum, entre outros.
No mês anterior, já havia sido anunciado que o governo mexicano atualizaria suas normas migratórias com o objetivo de modernizar e acelerar a concessão de vistos para estrangeiros, incluindo a criação do e-Visa. No entanto, até então, não estava definido quais nacionalidades seriam contempladas pelo novo sistema.
Agora, a medida — assinada pela Secretária de Gobernación, Rosa Icela Rodríguez Velázquez — revoga o decreto de novembro de 2021, período em que o México voltou a exigir visto para brasileiros, inicialmente em formato eletrônico e, posteriormente, físico.
Desde 2022, cidadãos brasileiros passaram a ter que comparecer pessoalmente à Embaixada do México, em Brasília, ou aos consulados em São Paulo e no Rio de Janeiro para solicitar o visto físico, mediante pagamento de uma taxa de US$ 54.
Com a mudança, pedidos feitos a partir de 5 de fevereiro de 2026 poderão ser realizados de forma totalmente digital. O visto eletrônico tornará o processo mais ágil e simples, permitindo a entrada no México exclusivamente na condição de visitante, sem autorização para exercer atividades remuneradas no país.
Brasileiros que possuam visto válido dos Estados Unidos ou autorizações de entrada vigentes do Canadá, Reino Unido, Japão ou de países do Espaço Schengen permanecem dispensados da solicitação do visto mexicano, sendo necessário apenas o preenchimento da Forma Migratória Múltipla (FMM).
A adoção do e-Visa é considerada especialmente positiva às vésperas da Copa do Mundo de 2026, que será disputada no Canadá, nos Estados Unidos e no México. Com a nova regra, torcedores que desejarem assistir apenas às partidas realizadas em Guadalajara, Monterrey ou Cidade do México — as três cidades mexicanas que sediarão o torneio — terão mais facilidade para planejar a viagem.





































































