A Air Peace, a maior companhia aérea da Nigéria, recebeu mais um Embraer E190, de segunda mão, dias atrás. A aeronave, registrada como 5N-CER e configurada com 96 assentos, chegou ao Aeroporto Internacional Murtala Muhammed em Lagos.
O jato voou com a Kenya Airways até o início do ano e foi armazenado em Nairóbi até agosto. A Air Peace havia adicionado um E-Jet de primeira geração em junho, em meio a problemas com sua frota de E195-E2. A companhia aérea estatal possui cinco desses jatos de 124 assentos, mas quatro estão parados devido a problemas técnicos.
Atualmente, a Air Peace opera uma frota de 32 aeronaves e planeja incorporar mais jatos E190 no próximo ano, alinhando-se ao seu objetivo de aumentar a capacidade doméstica e regional.
Congo Airways tenta se reerguer
Enquanto isso, relatos da mídia africana afirmam que a Congo Airways vai retomar os voos com a introdução de um Embraer E190 em sua frota.
Uma aeronave que anteriormente voou com a SkyHigh da República Dominicana está associada à Congo Airways, mas não há registro oficial da transferência.
A transportadora estatal está enfrentando problemas financeiros e teve que suspender os voos no segundo semestre de 2023.
Em 2019, a Congo Airways anunciou um pedido de duas E175 com a opção de mais dois jatos Embraer, em um esforço para modernizar sua frota.
No ano seguinte, no entanto, a companhia mudou de ideia e substituiu os modelos pelo mesmo número de E2s maiores e mais modernos. Mais tarde, a companhia abandonou o acordo com a Embraer.
Em novembro de 2023, a Congo Airways retomou seus voos com dois Boeing 737-800 alugados da Klasjet em regime de wet-lease.
Em 2024, o Ministro de Transportes e Comunicações, Marc Ekila, anunciou que os planos de “renascimento” da Congo Airways estavam em andamento e quatro novos jatos devem se juntar à frota, um terceiro Boeing 737-800 e três Embraer E190 – nada disso virou realidade, no entanto.
Fonte: airway