A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira 6, um convite ao encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, para explicar o tarifaço de 50% sobre a importação de produto brasileiros
Por não se tratar de uma convocação, Escobar não é obrigado a comparecer à audiência. O presidente do colegiado, Rogério Correia (PT-MG), projeta agendar a sessão para a semana que vem.
O deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) encabeçou o requerimento. Segundo ele, o tarifaço tem “motivações que extrapolam o campo econômico e adentram o terreno político”.
Assim, diz Boulos, ouvir Escobar será importante para ele “compartilhar a posição oficial de seu governo, esclarecer os fundamentos econômicos ou diplomáticos das declarações do presidente Trump e debater com os parlamentares os possíveis desdobramentos no relacionamento comercial entre os dois países”.
O tarifaço entrou em vigor nesta quarta, com quase 700 itens poupados da sobretaxa. Por outro lado, produtos como carnes e café receberam a nova tarifa.