O Porto do Pecém, no estado do Ceará, com uma movimentação anual de carga de cerca de 20 milhões de toneladas, é o terminal portuário mais movimentado no nordeste do Brasil. Desde que o porto inaugurou uma nova rota direta para a China em abril, o tempo logístico entre a China e o Brasil foi significativamente reduzido, injetando um novo ímpeto ao desenvolvimento econômico e comercial do Brasil.
O presidente do Complexo do Pecém, Maximiliano Quintino, disse que a nova rota é operada pela Mediterranean Shipping Company e deve transportar cerca de 1.200 contêineres da China por semana, aumentando o volume de carga do porto em 10%.
Em comparação à rota anterior, que passava pelo Cabo da Boa Esperança, na África do Sul, e pelo Porto de Santos, no sudeste do Brasil, essa nova rota liga diretamente os portos da China a Pecém, cruzando o Pacífico e atravessando o Canal do Panamá, reduzindo o tempo de viagem e os custos.
Com a inauguração da nova rota, os produtos provenientes da China podem chegar ao Porto do Pecém em um tempo 30 dias mais curto, enquanto o tempo de transporte de mercadorias brasileiras do estado do Ceará para a China também foi reduzido em 14 dias.
Fonte: Portuguese News