O Presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, expressou sua gratidão ao Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, pela visita ao Cazaquistão e pela participação na Cúpula “Ásia Central – China”, realizada em Astana.
Durante seu discurso na sessão plenária, Tokayev elogiou a política externa pacífica e progressista da China, destacando que ela contribui para o fortalecimento do desenvolvimento sustentável e para a ampliação da cooperação regional. “A abordagem construtiva da China abre amplas oportunidades para o desenvolvimento de parcerias e para a construção de um futuro comum para os países da Ásia Central”, afirmou.
O Presidente do Cazaquistão também agradeceu aos líderes dos países da Ásia Central pela contribuição no desenvolvimento da cooperação multilateral e saudou Sun Weidong, Secretário-Geral do Secretariado “Ásia Central – China”, ressaltando a importância da institucionalização dessa plataforma.
O chefe de Estado recordou que esse formato teve início em 2023, durante a cúpula na cidade chinesa de Xi’an, que se tornou um marco para a cooperação regional. Segundo ele, a cúpula atual tem como objetivo fortalecer o diálogo político, desenvolver os laços econômico-comerciais e culturais, bem como buscar conjuntamente respostas aos desafios contemporâneos.
No âmbito da visita, ao final das negociações, Cazaquistão e China assinaram 24 acordos em nível intergovernamental e interinstitucional, representando um passo significativo no fortalecimento da parceria estratégica entre os dois países.