• HOME
  • SOBRE NÓS
  • AMÉRICAS
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
No Result
View All Result
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
Home Embaixadas

A primeira missão da Liga Árabe ao Brasil

O embaixador Qais Shqair, chefe da Missão da Liga dos Estados Árabes no Brasil, no 80º aniversário de fundação da organização, relata, em artigo, a jornada que delegação realizou em 1947 para apresentar a perspectiva árabe sobre a causa palestina.

por Fabiana Ceyhan
15 de maio de 2025
Reading Time: 6 mins read

Por Qais Shqair*

O finado historiador palestino Akram Zuaiter publicou seu livro, Uma missão em um continente: A jornada da delegação árabe à América Latina pela Palestina, em 1950. A delegação foi formada por decisão do Conselho da Liga dos Estados Árabes já em 1947, com o objetivo de levar ao fórum internacional a perspectiva árabe sobre a causa palestina, obter apoio dos dezessete países latino-americanos incluídos na missão da delegação e mobilizar a solidariedade das comunidades árabes nesses países.

A delegação era composta pelo autor do livro, representando o Comitê Superior Árabe; pelo falecido Tawfiq al-Yaziji, assessor da Legação Síria no Brasil; e pelo falecido advogado Nasri al-Maalouf, representando o governo libanês. Eles partiram do Aeroporto do Cairo em 13 de julho de 1947, passando por Roma, Amsterdã, Lisboa e Dakar (capital do Senegal) até o Aeroporto de Natal, no Rio Grande do Sul. Em seguida, viajaram para o Aeroporto do Rio de Janeiro (então capital do Brasil), de onde a delegação partiu após concluir sua missão em 25 de setembro de 1947.

A delegação foi calorosamente recebida no Aeroporto do Rio de Janeiro pelo Ministro Plenipotenciário Mazhar al-Bakri, Cônsul-Geral da Síria no Brasil; por representantes da comunidade síria: Ali al-Hajj, Najib Sheikh Khaled e Henry Yafeth; e pelos jornalistas Raji Bassil e David Nasri. As atividades da delegação incluíram inúmeros encontros com as comunidades árabes no Rio de Janeiro e em São Paulo, bem como com figuras diplomáticas e da mídia. Além disso, a delegação participou da inauguração do consulado sírio em São Paulo, concedeu entrevistas à imprensa, emitiu declarações, atuou com êxito na unificação das comunidades síria e libanesa, inaugurou uma Igreja Católica, visitou representantes das comunidades industrial, midiática e social e participou de festivais em apoio à causa palestina, conforme registrado no diário da visita:

– 25 de julho de 1947: Encontro com a delegação clerical liderada por Sua Beatitude Patriarca Ignatius Harika, que incluía o Patriarca Nivon Saba, o Diácono Raphael Shamieh e o Diácono Gabriel Salibi.

– Encontro com o Ministro Plenipotenciário da República Árabe do Egito no Brasil, Wajih Rustom, e o Ministro Plenipotenciário da República do Líbano no Brasil, Youssef El-Sawda.

– 27 de julho de 1947: Alberto El-Homsi publicou uma entrevista com o chefe da delegação no jornal O Globo, na qual ele revisou a missão da delegação e os desdobramentos da causa palestina.

– Distribuição de um memorando à Conferência da Universidade Americana de Beirute, realizada em Petrópolis, e às figuras políticas e midiáticas no estado do Rio, explicando a causa palestina e as conspirações em andamento contra a Palestina.

– 1º de agosto de 1947: A delegação foi recebida no Aeroporto de São Paulo por representantes da comunidade árabe, incluindo: Rashid Khoury (o poeta da aldeia), o poeta Rashid Shqair, Saeed Anis Al-Khatib, Elias Farhat e Tawfiq Al-Safadi.

– 3 de agosto de 1947: Visita ao Clube Homs (plataforma política da comunidade árabe) e tour pelo Mercado Árabe 5 Mart (distrito comercial da comunidade árabe), que testemunhou uma greve em protesto contra o bombardeio francês de Damasco.

– Um tour pelas instituições de mídia árabes em São Paulo, que incluiu:

– Uma entrevista no jornal Brazil Lebanon com seu fundador, o escritor Rashid Attia.

– Uma entrevista na revista Al-Karma com sua fundadora, Salwa Atlas Salama.

– Uma entrevista na revista Al-Sharq com seu fundador, Musa Karim.

– 6 de agosto de 1947: A delegação se reuniu com o “Rei da Imprensa no Brasil”, Assis Chateaubriand, proprietário de trinta e cinco jornais e várias emissoras de rádio em todo o Brasil. Durante o encontro, foram expostas as demandas da causa palestina. A delegação recebeu seu apoio, com a promessa de publicar tudo o que favorecesse os direitos palestinos, tornando seus jornais uma plataforma para a causa palestina.

– 7 de agosto de 1947: O Festival da Palestina foi realizado no Clube Homs, com a presença de mil personalidades representando a comunidade árabe, missões diplomáticas e a mídia. Discursos emocionantes foram proferidos, ligando a independência da Palestina à de Síria e Líbano e retratando a ameaça judaica à Palestina como uma ameaça à independência de ambos os países.

– 8 de agosto de 1947: O Festival Nacional Sírio-Libanês foi realizado pela Liga Andaluza, liderada por Shafiq Maalouf e sua esposa, a escritora Rose Maalouf. O festival tinha como objetivo promover a literatura árabe no exterior.

– 9 de agosto de 1947: Cerimônia de inauguração do Consulado da Síria em São Paulo, onde os seguintes poetas e escritores recitaram poemas e discursos enaltecendo a Palestina e clamando por seu apoio:

Rashid al-Khoury (o poeta da vila), Suleiman al-Safadi, Salwa Atlas Salama, Rashid Shuqair, e Nasr Semaan.

– Encontro com a comunidade palestina e seus representantes: Rashid Agha, Tawfiq Salim, Youssef Ahmed, Hassan Muhammad, Taha Mansour e Suleiman Hafez.

– 10 de agosto de 1947: Visita ao Clube Líbano e encontro com seu presidente, Fouad Lutf Allah, e Rafael Yafeth.

– 12 de agosto de 1947: Presença no Festival da Legação Síria no Rio e encontros com figuras políticas e da mídia.

– 14 de agosto de 1947: Participação em uma recepção oferecida pelo “Rei da Imprensa no Brasil”, Assis Chateaubriand, em honra da delegação.

– 15 de agosto de 1947: Participação na conferência da Liga dos Estados Americanos e encontro com Elio Aroujou, líder do partido antissionista Intraglista e professor de história da Universidade do Rio de Janeiro, filho do imigrante sírio Wahba al-Akkari.

– 21 de agosto de 1947: Os esforços da delegação para unir as comunidades síria e libanesa tiveram sucesso com a formação de um comitê para redigir uma carta conjunta.

– 24 de agosto de 1947: Participação no Festival da Palestina realizado pelo Clube Monte Líbano.

– 26 de agosto de 1947: Participação no Festival da Comunidade Árabe em Apoio à Palestina (o Grande Festival).

– 28 de agosto de 1947: Foi criado o Comitê de Defesa da Palestina, composto por:

Rizkallah Haddad, Naim Andraos, Victor Majdalani, Najib Sheikh Khaled, Fouad Safadi, Tawfiq Kanaan, Yassin Mustafa, Munir Hillel e Muhammad Ali Salibi.

– 3 de setembro de 1947: Os esforços da delegação conseguiram frustrar a missão de uma delegação sionista que buscava obter uma resolução da Conferência da Liga dos Estados Americanos em apoio ao direito judaico na Palestina.

– 5 de setembro de 1947: Uma coletiva de imprensa foi realizada no Consulado Sírio no Rio para comentar as conclusões da Comissão Internacional de Inquérito sobre a Palestina.

– Pioneiros da indústria na comunidade árabe:

No encerramento da missão da delegação, foram visitadas as fábricas de seda e têxteis Maalouf e as fábricas de têxteis Japheth.

A delegação soube que os italianos foram os pioneiros da indústria brasileira, seguidos pelos árabes.

– Pioneiros no trabalho de caridade:

– A delegação visitou o “Sanatório Sírio”, uma organização beneficente administrada por um grupo de mulheres árabes, lideradas por Nabiha Abdullah Shahfi, Helena Takla Yazigi, Rosetta Farkouh e Salwa Atlas Salama.

– A delegação visitou o Orfanato Sírio, a sociedade Al-Awanes e a Associação Mão Branca da Igreja Ortodoxa.

– A delegação visitou a Sociedade de Caridade Islâmica, presidida pelo sr. Al-Huda Al-Jundi, com o sr. Tawfiq Sultani como presidente honorário. A sociedade estabeleceu uma mesquita em São Paulo.

– A delegação concluiu sua missão no Brasil emitindo várias declarações distribuídas à comunidade, ao corpo diplomático e à mídia.

Este é um resumo da missão da delegação da Liga Árabe ao Brasil, em apoio à causa palestina e para reafirmar os laços históricos com a amigável República Federativa do Brasil.

Um artigo subsequente traçará brevemente a missão da delegação nos demais países da América Latina incluídos em sua jornada.

*O embaixador Qais Shqair é chefe da missão da Liga dos Estados Árabes no Brasil

Tags: Akram ZuaiterAmérica Latinaapoio ao povo palestino.apoio internacionalAssis ChateaubriandBrasilcaridade árabecausa palestinaClube HomsComitê de Defesa da Palestinacomunidade árabeConferência da Liga dos Estados AmericanosConsulado Síriocultura árabedelegação árabediplomaciaFestival da Palestinahistória palestinaimprensa brasileiraLiga dos Estados ÁrabesMissão diplomáticaNasri al-MaaloufPalestinaRashid al-Khouryresistência palestinaRio de JaneiroSalwa Atlas Salamasanatório síriosão paulosolidariedade árabeTawfiq al-Yaziji
Post Anterior

Tailândia é um destino importante pata turistas de todo o mundo

Próximo Post

Embaixada do Paquistão celebra dia Nacional

Related Posts

Embaixadas

Embaixada do Cazaquistão Celebra 80 Anos da Vitória na Grande Guerra Patriótica

13 de maio de 2025
Embaixadas

Mostra ‘México em cena’ traz cinema mexicano contemporâneo ao Cine Brasília de 12 a 15 de maio

13 de maio de 2025
Embaixadas

Itália irá facilitar concessão de passaporte e cidadania a portadores de sobrenomes históricos; veja lista

13 de maio de 2025
Embaixadas

Vozes Indígenas e Transição Verde: Brasil e Austrália juntas rumo à COP30

12 de maio de 2025
Embaixadas

Senado aprova sete indicados para embaixadas do Brasil

11 de maio de 2025
Embaixadas

A Busca pela Paz está Aliada à Ação. Um artigo do Embaixador Qais Shqair, Chefe da Missão da Liga dos Estados Árabes no Brasil.

10 de maio de 2025

Pesquisar

No Result
View All Result

Últimas Notícias

Embaixada do Paquistão celebra dia Nacional

15 de maio de 2025

A primeira missão da Liga Árabe ao Brasil

15 de maio de 2025

Tailândia é um destino importante pata turistas de todo o mundo

15 de maio de 2025

Brasília será palco da revelação de uma marca que promete transformar o mercado imobiliário de alto padrão

14 de maio de 2025

A cidade mais limpa do mundo, segundo site de turismo

14 de maio de 2025

China abriu 5 novos mercado para produtos agropecuários do Brasil, diz ministro

14 de maio de 2025

Turismo internacional gera US$ 2,4 bilhões em receita e supera exportações de algodão e carne de aves no Brasil

14 de maio de 2025

Bispo Xeque-Mate: a Visita Estratégica do Presidente Lula da Silva à China

13 de maio de 2025

Visita de Lula deve fortalecer ainda mais os laços China-Brasil, América Latina-Caribe – Por Harald Christian Brüning Director at The Macau Post Daily

13 de maio de 2025

Embaixada do Cazaquistão Celebra 80 Anos da Vitória na Grande Guerra Patriótica

13 de maio de 2025

SOBRE NÓS

Somos jornalistas profissionais, poliglotas e trabalhamos com ética e respeito aos organismos Internacionais no Brasil e em Brasília. Nossas notícias são diárias e você poderá ter acesso ao mundo e suas relações com o Brasil acessando o nosso canal no You Tube e em nosso site.

Leia Mais
Facebook Instagram Youtube Twitter

© 2023 O Mundo Diplomático

No Result
View All Result
  • BRICS
  • Ásia
  • Américas
  • Europa
  • Brasil
  • O Mundo Na TV
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • Negócios

© 2023 O Mundo Diplomático

Translate »