A doação faz parte de um projeto desenvolvido pela França que tem três objetivos fundamentais: proteger os territórios indígenas, apoiar a geração de renda por meio da bioeconomia e promover o fortalecimento insitutcional das instituições parceiras. O Instituto Raoni, o Instituto Aritana e a Associação Terra Indígena Xingu, Atix, serão responsáveis pela gestão dos recursos, mais de seis milhões de reais, e pela implementação de ações concretas.
Para fazer o lançamento do projeto, a Embaixada projeta o filme “Amazônia, Coração da Mãe Terra”, documentário que destaca a luta dos povos indígenas e a necessidade urgente de preservar a floresta amazônica. Dirigido por Gert-Peter Bruch e pela Princesa Esmeralda da Bélgica, o filme tem como objetivo conscientizar o público, tanto no Brasil quanto internacionalmente, sobre as questões ambientais e os direitos dos povos indígenas.
Didático e comovente, o documentário reúne em cerca de 75 minutos, depoimentos de lideranças dos povos originários e também de especialistas na causa indígena e na Amazônia.
O evento conta com a participação comissário da União Europeia para o clima, Wopke Hoekstra, a presidente da Funai, Joenia Wapichana e o cacique Raoni.