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Embaixador da França se encontra com Ministro Silvio Costa

Ministro recebeu representante do governo francês no Brasil e conversou sobre aumento de rotas das linhas aéreas francesas e programas de investimento na aviação

por Fabiana Ceyhan
26 de janeiro de 2025
Reading Time: 3 mins read

O ministro Silvio Costa Filho recebeu, na tarde de quinta-feira (23), no Ministério de Portos e Aeroportos, a visita do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain. O encontro teve como objetivo a apresentação do diplomata francês e uma conversa sobre parcerias e investimentos no setor de aviação e nos portos brasileiros. O secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, também participou da reunião.

“Brasil e França têm relações muito estreitas, e a França desempenha um papel relevante nos investimentos e no turismo brasileiro”, destacou Costa Filho. “Para nós, é muito positivo construir uma relação de diálogo permanente com esse país amigo. Agora, além das parcerias importantes que já temos no setor portuário, queremos expandir essa cooperação para a aviação brasileira”, afirmou.

O embaixador francês ressaltou os investimentos das empresas francesas no Brasil e reforçou o interesse do país europeu em ampliar negócios com os brasileiros. “Nossos países mantêm relações muito próximas, e o Brasil está entre as prioridades das companhias aéreas da França”, afirmou Lenain. Ele lembrou que a Air France inaugurou uma linha de voo para Salvador, na Bahia, e duplicou a frequência de voos para Recife (PE) e para o Rio de Janeiro.

Emmanuel Lenain também demonstrou interesse no calendário de concessões dos portos e aeroportos brasileiros. A conversa entre as autoridades gerou a perspectiva de um possível acordo de cooperação entre os dois países no âmbito do transporte marítimo. “Essa parceria pode abrir caminho para novas rotas aéreas entre Brasil e França”, afirmou o ministro.

Meio ambiente e turismo internacional
A sustentabilidade foi outro tema abordado durante a reunião, com destaque para os corredores verdes nos portos brasileiros e o uso de combustíveis sustentáveis, como o SAF (Sustainable Aviation Fuel), biocombustíveis e etanol. Costa Filho explicou que, no Brasil, até 2027, 1% da aviação deverá utilizar o SAF, e, até 2050, esse percentual deverá alcançar 10%. “Isso está alinhado com a agenda de sustentabilidade e a economia verde que queremos consolidar no Brasil, posicionando o país como um ator importante nesse cenário”, enfatizou o ministro.

O secretário Tomé Franca destacou a localização estratégica de Recife, em Pernambuco, situada no centro do Nordeste. Segundo ele, a cidade funciona como um hub para companhias aéreas que conectam a região Nordeste a outras capitais do Brasil. “Estamos implementando o Programa de Turismo Internacional (PATI) para atrair voos internacionais para o Nordeste em um primeiro momento. Apresentaremos um edital público para a Air France, permitindo sua participação, enquanto o governo federal oferece incentivos às operadoras interessadas nessas rotas”, explicou Franca.
Ele também mencionou os investimentos federais no Bloco Norte, que abrange oito aeroportos, além do programa AmpliAR, cujo objetivo é reequilibrar os contratos originais das concessionárias para ampliar os investimentos em aeroportos regionais do país.

Investimentos franceses
No setor da aviação, a concessionária francesa Vinci Airports administra os aeroportos de Salvador, Porto Velho, Boa Vista e Manaus, além de outros aeroportos regionais. Grande parte da frota de aeronaves da Latam que opera no Brasil é fabricada pela Airbus, empresa com sede na França. Em 2024, as operações aéreas entre Brasil e França registraram uma média mensal de 334 voos e 94,7 mil passageiros em rotas regulares.

No setor portuário, a francesa Louis Dreyfus Company (LDC) realiza diversas operações em portos como Santos, Paranaguá, Vila do Conde e Santarém. Em 2024, o grupo francês CMA CGM adquiriu a Santos Brasil por R$ 13 bilhões, passando a operar um dos maiores terminais do Porto de Santos. A empresa é a terceira maior operadora de navios de contêineres do mundo. Além disso, a Mercosul Line, uma das quatro empresas de transporte marítimo de contêineres que atua na cabotagem brasileira, é uma subsidiária da CMA CGM.

Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social – Ministerio de Portos e Aeroportos.

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