• HOME
  • SOBRE NÓS
  • AMÉRICAS
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
No Result
View All Result
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
Home Turismo & Gastronomia

Embratur, Secom, Ministério do Turismo, Apex e EBC fazem força-tarefa com foco na China

Em reunião com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o crescimento do interesse do gigante asiático nos destinos nacionais

por Fabiana Ceyhan
14 de dezembro de 2024
Reading Time: 3 mins read

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, para articular ações conjuntas de divulgação do Brasil na China, com foco no aumento no número de turistas chineses, e consumo de produtos brasileiros no país asiático. Também está no foco a maior difusão da produção cultural brasileira na China. O encontro contou com a participação do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, com a secretária executiva do Ministério do Turismo (MTur), Ana Carla Machado, e o diretor-presidente da EBC, Jean Lima.

Uma das novidades para atrair mais turistas chineses para o Brasil é a confirmação de que a Embratur participará da feira ITB China, que acontece em maio de 2025, em Xangai.

O Brasil e a China celebram, este ano, 50 anos de relações comerciais. Também em 2024, de janeiro a outubro, o número de turistas chineses nos destinos brasileiros chegou a 62.219. O registro é 90.24% maior que em 2023, quando o número de entradas desse público foi de 32.705; e muito próximo do registro de 2019, ano de maior chegada de turistas chineses nos destinos nacionais, com 68.578 viajantes.

Os presentes no encontro desta quinta vão elaborar um plano de ações promocionais conjuntas para fortalecer a imagem do Brasil no país asiático e gerar negócios. No encontro, Freixo destacou que a Embratur vem tomando uma série de iniciativas para aproximar os turistas chineses dos destinos brasileiros. Ele também ressaltou a importância de focar na promoção segmentada, como contemplação de vida selvagem e parques nacionais.

“A China já está no nosso radar. Eles enviam cerca de 67 milhões de turistas para o mundo por ano, e o Brasil é o país que mais recebe chineses na América do Sul”, lembrou Marcelo Freixo.

Já Jorge Vianna, da Apex, destacou que os chineses sentem grande interesse pela cultura brasileira e que há um crescente interesse do país pelo café produzido no Brasil, principalmente por parte dos jovens. Ana Carla Machado, por sua vez, destacou que o MTur executa o edital para credenciamento das agências para o receptivo de turistas chineses. Já Jean Lima, da EBC, apresentou um levantamento com as redes sociais de maior apelo entre os chineses. Uma das sugestões de Pimenta foi, justamente, trazer influenciadores chineses para uma press trip no Brasil.

Visita ao embaixador
Em julho, Freixo se reuniu com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, e anunciou a retomada de uma estratégia de promoção turística dos destinos brasileiros no país asiático, que retornou à lista de prioridades da Agência. Dentre as ações está a participação da Embratur na próxima edição da feira de turismo ITB China, que acontece em maio de 2025. No encontro, ficou definido ainda o trabalho conjunto de elaboração de termos de uma parceria de promoção turística entre os dois países.

Conectividade aérea
Aumentar os voos que conectam o Brasil ao mundo também está entre as estratégias da Embratur para alcançar o mercado internacional. Com capacidade para 293 passageiros, o voo da Air China entre Pequim e Guarulhos (SP) foi retomado no final do mês de abril, após ter sido interrompido em 2020. A rota faz escala técnica em Madri, na Espanha, e acontece duas vezes por semana.

Parceria Brasil-China
A China é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais origens de investimentos em território brasileiro. Em 2023, a corrente de comércio atingiu recorde de US$ 157,5 bilhões. Brasil e China estabeleceram Parceria Estratégica em 1993, ampliando a relação para Parceria Estratégica Global em 2012, e este ano os países comemoram 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas.

Fonte: Embratur

Tags: ásiaBrasilChinaEBCEmbraturMarcelo FreixoMercado asiáticoministério do TurismoparceriasPrincipalpromoção internacionalturismoturismo internacional
Post Anterior

Romênia e Bulgária viram membros plenos do Espaço Schengen

Próximo Post

Ministério do Turismo libera mais R$ 452 milhões via Novo Fungetur para empresas turísticas no país

Related Posts

Turismo & Gastronomia

Azerbaijão Encanta Brasileiros: Destino Fascinante

27 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Oito vilas representarão o Brasil no prêmio “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo

23 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Goiás marca presença no Festival de Cannes com representação inédita

19 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Com presença de liderança da WTTC, Visit Brasil Summit discute a inteligência de dados na promoção internacional do Brasil

19 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Brasil e Quênia firmam parceria para promover o turismo entre os dois países

19 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Fim de semana no DF tem exposições, cinema, música e brincadeiras gratuitas

17 de maio de 2025

Pesquisar

No Result
View All Result

Últimas Notícias

Copa Brasília de Ginástica 2025 reúne milhares de atletas e recebe Jade Barbosa e Arthur Zanetti

28 de maio de 2025

Anúncio de política de restrição de vistos direcionada a estrangeiros que censuram americanos

28 de maio de 2025

Kuwait e Arábia Saudita descobrem mais petróleo

28 de maio de 2025

Dia da Independência do Azerbaijão é celebrado em grande estilo

27 de maio de 2025

Atravessando Juntos o Vento e a Chuva: A Construção de uma Comunidade de Futuro Compartilhado entre a China e a América Latina – Práticas e Perspectivas Futuras

27 de maio de 2025

Bélgica terá novo embaixador no Brasil

27 de maio de 2025

Azerbaijão Encanta Brasileiros: Destino Fascinante

27 de maio de 2025

Brasília é a capital com maior inflação na cesta básica em 6 meses

27 de maio de 2025

Exposição Itinerante: Netsuke Contemporâneos Esculpidos em Madeira

26 de maio de 2025

Semana da Língua Alemã 2025 une países com o mesmo idioma e uma extensa agenda cultural

26 de maio de 2025

SOBRE NÓS

Somos jornalistas profissionais, poliglotas e trabalhamos com ética e respeito aos organismos Internacionais no Brasil e em Brasília. Nossas notícias são diárias e você poderá ter acesso ao mundo e suas relações com o Brasil acessando o nosso canal no You Tube e em nosso site.

Leia Mais
Facebook Instagram Youtube Twitter

© 2023 O Mundo Diplomático

No Result
View All Result
  • BRICS
  • Ásia
  • Américas
  • Europa
  • Brasil
  • O Mundo Na TV
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • Negócios

© 2023 O Mundo Diplomático

Translate »