A Embaixada da Finlândia comemorou o 107º aniversário da independência do país. O evento contou com a presença de representantes diplomáticos, autoridades do governo brasileiro e amigos da Finlândia.
A Finlândia é Reconhecida globalmente por sua excelência em educação. O país è um modelo mundial de democracia, respeito aos direitos humanos, e igualdade de gênero.
A embaixadora Johanna Karanko, falou em seu discurso sobre situações relevantes , como os conflitos globais, a importância da cooperação internacional, o Acordo Mercosul-União Europeia e o fortalecimento das relações bilaterais entre Finlândia e Brasil. Sobre as tensões no Oriente Médio, a embaixadora reiterou o compromisso finlandês em promover o cessar-fogo e aliviar as crises humanitárias. Ela também destacou a importância da libertação de reféns e do diálogo para alcançar a paz.
Relações Diplomáticas Brasil e Finlândia
A embaixadora destacou a longa história de relações diplomáticas entre os dois países, reforçada por visitas de alto nível e cooperação em diversas áreas. A presidência brasileira no G20 e a adesão da Finlândia à resolução da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza foram lembradas como exemplos de colaboração.
Maria Luiza Escorel, representou o Itamaraty e reafirmou o compromisso do Brasil em fortalecer as relações bilaterais, com foco em um futuro mais inclusivo, sustentável e pacífico, guiado pela democracia e pelo diálogo.
Comida Típica e trajes Finlandeses
No coquetel preparado pelo chef Halil Ceyhan da BRK eventos foram servidas pequenas porções de iguarias finlandesas incluindo o salmão Gravlax e salsichas típicas. Trajes nacionais finlandeses das regiões de Koivisto, Lavansaari, Häme e Räisälä, utilizados entre os séculos XVII e XIX. Projetados com base em pesquisas históricas, os trajes refletem a rica diversidade cultural do país e são utilizados em celebrações, festivais e eventos culturais e estavam sendo usados por diplomatas no evento.