Durante seu mandato, muitas questões cruciais relativas à paz e estabilidade globais estarão na pauta, particularmente a preservação dos fundamentos da arquitetura de segurança na Europa
ANCARA
O ex-embaixador turco Feridun Sinirlioglu foi eleito secretário-geral da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), tornando-se o primeiro cidadão turco a ocupar o cargo. A decisão foi finalizada durante a 31ª reunião do Conselho Ministerial da OSCE em Malta, também com a presença do Ministro das Relações Exteriores turco Hakan Fidan.
A eleição de Sinirlioglu recebeu a aprovação dos 57 estados-membros participantes da OSCE da América do Norte, Europa e Ásia. Ele cumprirá um mandato de três anos como secretário-geral da OSCE. Durante o mandato de Sinirlioglu, muitas questões cruciais relativas à paz e estabilidade globais estarão na pauta, em particular a preservação dos fundamentos da arquitetura de segurança na Europa.
A liderança de Sinirlioglu deve navegar por muitas questões críticas relativas à paz e estabilidade globais. O cargo está vago desde setembro devido à incapacidade dos estados-membros de chegar a um consenso sobre um candidato. Os processos de tomada de decisão estagnaram devido a divisões, principalmente após a guerra na Ucrânia.
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan parabenizou Sinirlioglu por sua nomeação como secretário-geral da OSCE.
“Espero sinceramente que esta nomeação contribua para a paz, tranquilidade e estabilidade na geografia Euro-Atlântica e Eurasiática”, disse Erdogan no X.
Parabenizando Sinirlioglu, Fidan disse que esta decisão é o resultado do “papel ativo” da Türkiye na arena internacional e sua “abordagem de diplomacia cooperativa”.
“Nestes tempos difíceis, quando o mundo está sendo testado por crises e conflitos profundos, a OSCE deve desempenhar um papel importante para a paz, estabilidade e segurança”, disse ele.
Sinirlioglu, um diplomata veterano com mais de 40 anos de experiência, ocupou vários papéis importantes, incluindo o de representante permanente da Türkiye na ONU (2016–2023).
A OSCE, criada em 1975 durante a Guerra Fria, tinha como objetivo facilitar o diálogo para reduzir as tensões entre os blocos oriental e ocidental.