A Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, estima um movimento que pode chegar a 1,3 milhão de pessoas durante todo o mês de dezembro. Neste mês, estão previstos cerca de 8 mil pousos e decolagens e foram incluídos 142 voos extras para atender a demanda.
A movimentação do período é em decorrência das férias escolares e das festividades de final de ano. Apesar do bom movimento, esse fluxo de 2024 deverá ser apenas 1,8% maior que o 2023, e ainda longe de recuperar a movimentação de dezembro de 2019, antes da pandemia. São 230 mil passageiros a menos circulando pelo terminal brasiliense nesta mesma época do ano.
A data mais movimentada do mês, segundo as estimativas, foi ontem, dia 5 de dezembro, com 318 pousos e decolagens e um fluxo de cerca de 46 mil pessoas. As outras datas mais movimentadas do período ficam sendo as que antecedem a festividade de Natal.
Para o mês, as cidades com mais voos partindo de Brasília são: São Paulo, que lidera, seguida de cidades turísticas, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e cidades de praia do Nordeste, como Salvador, Recife e Fortaleza.
Brasília também segue na procura como destino. O aeroporto, além de ponto de partida estratégico para viajantes que buscam explorar as belezas do país e viajar com tranquilidade para o exterior, também deverá receber desembarques de turistas, visitantes e de locais. A estimativa é de cerca de 390 mil desembarques em dezembro.
As companhias aéreas GOL, LATAM e AZUL, possuem um benefício de stopover no Distrito Federal. Aos clientes em viagens com conexões em Brasília, as empresas oferecem a possibilidade de conhecer a capital do Brasil antes de ir para o destino final, sem custo adicional na passagem, criando uma oportunidade de conhecer mais uma cidade do país durante a conexão.
O Aeroporto de Brasília está implementando medidas adicionais e reforço das equipes de atendimento para o período de alta temporada de verão, com o objetivo de gerar uma experiência tranquila e segura para todos os viajantes.
O passageiro também encontra diversas opções de serviços, lojas e gastronomia no terminal aéreo para desfrutar do tempo enquanto aguardam o voo no terminal aéreo com conforto e muita variedade.
Movimento Internacional
A expectativa é de um movimento internacional de 67 mil embarques e desembarques em 444 pousos e decolagens. Estão previstos para o período 71 voos extras com destino a Miami e Orlando.
No dia 10 de dezembro, o Aeroporto de Brasilia ganhará mais um destino internacional. A GOL Linhas Aéreas retomará o voo direto da capital federal para Cancún. Serão 2 partidas semanais sem escalas, de ida e volta, entre o Distrito Federal e o Caribe mexicano. O voo parte de Brasília às terças-feiras às 11h30 e aos sábados às 11h55. O trajeto tem cerca de oito horas de duração. Atualmente não existem voos diretos do Brasil para este que é um dos maiores e mais famosos destinos turísticos do Caribe.
Em janeiro, a GOL irá retomar o voo para Buenos Aires, Argentina, com frequência de cinco partidas semanais diretas para o destino. E em fevereiro, iniciam os voos da companhia para Bogotá, na Colômbia. Os bilhetes para todos os destinos já estão à venda nos canais da empresa e agências de viagens.
Os passageiros podem voar direto de Brasília para Lisboa, Miami, Orlando, Cidade do Panamá, Buenos Aires, Santiago, Lima, Cancún e Bogotá.
Dicas para uma viagem tranquila
A Inframerica orienta os passageiros a fazerem o check-in online, chegarem com antecedência de pelo menos 2h no aeroporto e estarem cientes das medidas de segurança.
Para mais informações sobre o Aeroporto de Brasília, os passageiros podem acessar o site oficial – www.bsb.aero– e seguir as redes sociais do terminal brasiliense (@aeroportobsb).
Informações da Inframerica