• HOME
  • SOBRE NÓS
  • AMÉRICAS
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
No Result
View All Result
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
Home Turismo & Gastronomia

Presidente da Embratur participa de reunião sobre turismo de observação de aves com ministro no Palácio do Planalto

Grupo com representantes de diversas organizações de birdwatching pede políticas públicas para o fomento da atividade turística no Brasil. País é o terceiro maior em espécies no mundo

por Fabiana Ceyhan
10 de novembro de 2024
Reading Time: 4 mins read

Representantes de entidades de observação de aves de todo o Brasil se reuniram com o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, para discutir políticas públicas para o fomento da atividade de birdwatching no país. O encontro aconteceu na noite desta quarta-feira (7), no Palácio do Planalto, com a presença, também, da secretária de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Cristiane Sampaio, e do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

Em uma carta com pautas do setor, os representantes das organizações de observação de aves destacam que a atividade, além de atrair mais turistas internacionais, auxilia na preservação dos biomas brasileiros e garante que o habitat das aves tenha mais valor preservado, gerando desenvolvimento e renda para uma determinada região.

Eles pediram, dentre outras coisas, uma espécie de Censo brasileiro de observação de aves, a criação de um Observatório Nacional de Aves, a desoneração de equipamentos da atividade e apoio para o “desenvolvimento das ações necessárias para garantir a interlocução institucional das propostas encaminhadas na Conferência Nacional de Observadores de Aves e Organizadores de Eventos”.

Os observadores vieram de Cavalcante (GO), onde participaram do 5º Encontro de Realizadores de Eventos de Observação de Aves. Eles deram continuidade às conversas com o Executivo federal nesta quinta (7), no Ministério do Meio Ambiente. O coordenador de Segmentos Turísticos da Embratur, Leonardo Persi, que acompanhou Freixo no Planalto, também participou da segunda reunião.

O presidente da Embratur pediu um encontro com os representantes das entidades na sede da Agência, para discutir como as ferramentas de promoção internacional do órgão podem ajudar os observadores no pleito.

Visões em consonância
O argumento dos observadores está em consonância com a estratégia e a visão da Embratur sobre a importância do turismo para garantir a preservação do meio ambiente.

“Temos uma equipe muito técnica. Trabalhamos muito junto ao Ministério do Turismo, de forma complementar, e esse é um dos nossos temas importantes. Estivemos na WTM em Londres, onde sorteamos uma passagem para Cuiabá (MT) para um operador, em parceria com o Sebrae do Mato Grosso e com a Latam, justamente para divulgar a observação de aves lá fora. E a questão do nosso debate é entender como podemos ajudá-los. Porque é um tema importante, transversal”, afirmou Freixo.

Leonardo Persi, por sua vez, lembrou que o Brasil possui a terceira maior quantidade de espécies de aves do mundo e a primeira da América Latina, o que torna o país “um dos mais desejados em termos de visitação turística desse segmento”.

“Para a Embratur, o turismo de observação de aves é um dos mais relevantes do Brasil, e pode ter grande visibilidade no âmbito internacional para atrairmos o turista estrangeiro que tem consciência sobre conservação da biodiversidade. O birdwatching nos traz a oportunidade de ampliar negócios neste setor que promove também o envolvimento das comunidades locais em áreas remotas do país”, destacou Persi.

Uma das integrantes do grupo, Marília Funcchi, da Avistar Brasil, comemorou a conversa com Alexandre Padilha e Marcelo Freixo. “Foi fundamental para apresentarmos dados que corroboram as informações do governo referentes à observação de aves e vida silvestre, indicando necessidades para o fortalecimento e crescimento da atividade no Brasil”, ressaltou.

A Embratur e o birdwatching
A Agência tem uma série de iniciativas de promoção internacional de destinos brasileiros de turismo de observação de aves. A mais recente delas foi o sorteio de uma passagem para o Mato Grosso para um operador internacional, na WTM Londres, para conhecer os destinos de birdwatching do estado. O sorteio marcou o lançamento da Vitrine Visit Brasil. O objetivo é diversificar as ofertas de destinos, focando em experiências autênticas, diversas e sustentáveis.

A Vitrine Visit Brasil vai priorizar segmentos estratégicos, com grande demanda global de turismo, por meio da curadoria de 100 experiências. A iniciativa tem como objetivo posicionar o Brasil como um destino competitivo e atraente no exterior e promover pequenos negócios. Ao longo de 2025, novas experiências autênticas serão apresentadas ao mercado internacional.

Em maio, a Embratur patrocinou pela primeira vez o Encontro Brasileiro de Observação de Aves (Avistar). A 17ª edição do evento aconteceu no Campus da Universidade de São Paulo (USP).

E durante o Avistar, a Agência lançou o ebook “Tudo Sobre: Observação de Aves”, um guia em português, inglês e espanhol para a atividade no Brasil. Entre outras coisas, a publicação destaca que existem, catalogadas, 11.032 espécies de aves no mundo e que, dessas, 3.481 (cerca de 32%) estão na América do Sul.

Fonte: Embratur

Tags: Alexandre PadilhaavifaunaAvistar.biodiversidade.biomasbirdwatchingcensocomunidade localConferência NacionaldesenvolvimentodesoneraçãoEmbraturespéciesIbamaMarcelo FreixoMato Grossoobservação de avesobservatóriopreservaçãorendasustentabilidadeturismoVisit BrasilWTM Londres
Post Anterior

Aeroporto de Santos Dumont será fechado para o G20

Próximo Post

Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique

Related Posts

Turismo & Gastronomia

Oito vilas representarão o Brasil no prêmio “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo

23 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Goiás marca presença no Festival de Cannes com representação inédita

19 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Com presença de liderança da WTTC, Visit Brasil Summit discute a inteligência de dados na promoção internacional do Brasil

19 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Brasil e Quênia firmam parceria para promover o turismo entre os dois países

19 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Fim de semana no DF tem exposições, cinema, música e brincadeiras gratuitas

17 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Tailândia é um destino importante pata turistas de todo o mundo

15 de maio de 2025

Pesquisar

No Result
View All Result

Últimas Notícias

Presidente de Angola é recebido pelo presidente do Brasil

24 de maio de 2025

Ministro de Agricultura de Ruanda visita Brasília

23 de maio de 2025

Azerbaijão revela seus tesouros culturais e sabores no Globo Repórter desta sexta (23/05)

23 de maio de 2025

Oito vilas representarão o Brasil no prêmio “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo

23 de maio de 2025

Embaixador do Cazaquistão discursou no Congresso de Municípios e Cidades do Brasil

23 de maio de 2025

Diplomatas visitam AgroBrasília e se surpreendem com setor no DF

23 de maio de 2025

Cameroun celebra 53 anos de unificação destacando fortalecimento diplomático com o Brasil

22 de maio de 2025

Personalidades recebem a Ordem do Mérito Cultural nesta terça (20). Saiba quem são os agraciados

22 de maio de 2025

Alckmin destaca potencial do Brasil para atrair investimentos em reunião com China e Indonésia

22 de maio de 2025
Solidariedade com a África do Sul

Solidariedade com a África do Sul – Por Embaixador Paulo Pinto

21 de maio de 2025

SOBRE NÓS

Somos jornalistas profissionais, poliglotas e trabalhamos com ética e respeito aos organismos Internacionais no Brasil e em Brasília. Nossas notícias são diárias e você poderá ter acesso ao mundo e suas relações com o Brasil acessando o nosso canal no You Tube e em nosso site.

Leia Mais
Facebook Instagram Youtube Twitter

© 2023 O Mundo Diplomático

No Result
View All Result
  • BRICS
  • Ásia
  • Américas
  • Europa
  • Brasil
  • O Mundo Na TV
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • Negócios

© 2023 O Mundo Diplomático

Translate »