• HOME
  • SOBRE NÓS
  • AMÉRICAS
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
No Result
View All Result
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
Home Turismo & Gastronomia

Secretária executiva do MTur participa de congresso para debater o papel da mulher no turismo nas Américas e Caribe

Ana Carla Lopes reforçou a representatividade feminina no setor e a necessidade de construir caminhos para que mulheres estejam cada vez mais presentes em cargos de liderança

por Fabiana Ceyhan
24 de outubro de 2024
Reading Time: 3 mins read

A secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, participou da 1ª Conferência Regional sobre Empoderamento das Mulheres no Turismo na América Latina e Caribe, realizada em Assunção, Paraguai, nos dias 21 e 22 de outubro. O evento reuniu líderes do setor para discutir a presença feminina em cargos de liderança no turismo e maneiras para romper barreiras que impedem o empoderamento econômico e social das mulheres.

Entre as articulações traçadas pela secretária Ana Carla durante o evento, está a vinda, para o Brasil, da segunda edição da conferência, prevista para o próximo ano. “Trazer um evento com essa temática tão importante para o nosso país diz muito. Reafirma o compromisso de uma política pública que está preocupada com a participação mais ativa das mulheres no governo, nos espaços de liderança e no protagonismo das ações de turismo”, afirmou.

Apesar das mulheres representarem 54% da força de trabalho global no turismo, elas ainda estão em funções com baixos salários, pouca qualificação e trabalhos informais. Ana Carla destacou a importância de promover a equidade no setor e a necessidade de celebrar ações que contribuem para o protagonismo feminino na cadeia do turismo.

“O Brasil tem o compromisso com a equidade e a diversidade no setor. Este espaço nos permite trocar experiências, alinhar políticas públicas e fomentar parcerias regionais nas Américas que assegurem que o turismo seja uma ferramenta de inclusão, segurança e oportunidades para todas as mulheres”, afirmou a secretária.

No Brasil, o Ministério do Turismo já conta com 55% de sua força de trabalho formada por mulheres, muitas delas em cargos de gestão. Setores como Alojamento (58,9%) e Agências de Viagens (54,6%) também têm predominância feminina, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Durante o evento, Ana Carla participou do painel “Lideranças Femininas no Turismo – Conquistas e Desafios”. Entre as iniciativas mencionadas, está a parceria com o Ministério das Mulheres pelo projeto Feminicídio Zero, alinhada à campanha federal “Brasil Sem Misoginia”, além da cooperação técnica com a ONU Mulheres para promover a igualdade de gênero em todas as esferas do turismo, com oportunidades de emprego, liderança e empreendedorismo no setor.

“Temos atuado em diferentes frentes para que nós possamos garantir a proteção da mulher, o direito à vida feminina e a ocupação de mais e melhores espaços de trabalho sem distinção de gênero. Eu, como a primeira mulher a ocupar o cargo de secretária Executiva dentro do Ministério do Turismo, em 21 anos, tenho o compromisso de levar essa pauta as mais variadas instancias para que outras mulheres, assim como eu, também possam trilhar caminhos pelo turismo”, concluiu.

RELATÓRIO REGIONAL – Durante a agenda no Paraguai, a secretária executiva participou do lançamento do “Relatório Regional sobre as Mulheres no Turismo na América Latina e no Caribe” que traz um estudo de gênero do setor da região e pretende ser um instrumento de referência para o empoderamento feminino no setor. O documento é, ainda, um instrumento para contribuir rumo ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, empoderando lideranças femininas e abrindo novos espaços de participação das mulheres no turismo.

Acesse AQUI o relatório.

AÇÕES DO MTUR – O Ministério do Turismo tem implementado diversas ações voltadas para a segurança e equidade de gênero no Brasil. Entre as iniciativas está o programa “Asas para Todos”, em colaboração com outros órgãos federais, para ampliar o acesso de mulheres, pessoas LGBTQIA+, negras e de baixa renda ao mercado da aviação civil.

Além disso, a Pasta trabalha junto à rede hoteleira do país a conscientização a respeito do Código de Conduta Brasil, voltado a prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes na atividade turística, e a participação mais ativa das mulheres no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), que dá direito a diversos benefícios, como o acesso aos recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) e cursos de capacitações no setor.

Fonte: Ministério do Turismo

Tags: Agências de viagensAlojamentoAmérica LatinaAna Carla LopesAsas para TodosAssunçãoBrasil Sem MisoginiaCadasturCAGEDCaribeConferência RegionalDesenvolvimento Sustentávelempoderamento femininoequidade de gêneroFeminicídio ZeroInclusãolíderançaministério do TurismoMulheres no turismoONU MulheresParaguaiPolíticas publicasProtagonismo femininoRelatório regionalturismo
Post Anterior

Jornada promove formação para professores de línguas estrangeiras

Próximo Post

Ministro Celso Sabino encontra investidores e agências de turismo em Singapura

Related Posts

Turismo & Gastronomia

Exposição “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade” chega a Natal

6 de maio de 2025
Downtown cityscape of Seoul, South Korea
Turismo & Gastronomia

Capital da Coreia do Sul Seul é eleita a cidade mais tecnológica do mundo

5 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Paris abre as portas para a diversidade do Brasil no 27º Festival de Cinema Brasileiro

4 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Embratur abre inscrições para participação em feiras internacionais do segundo semestre de 2025

2 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

As 20 cidades mais populosas do mundo

29 de abril de 2025
Turismo & Gastronomia

Iniciativa inédita da Embratur, ‘Visit Brasil Summit’ vai discutir o futuro da promoção internacional do país

28 de abril de 2025

Pesquisar

No Result
View All Result

Últimas Notícias

Embaixadores do sudeste asiático visitam Belém e miram parcerias

9 de maio de 2025

Grupo de Trabalho sobre Gestão de Desastres do BRICS realiza reunião ministerial no Palácio Itamaraty

9 de maio de 2025

Governo Federal lança iniciativa para desenvolver saúde, bioeconomia e ciência na Amazônia

9 de maio de 2025

Noruega quer estreitar cooperação com o Brasil para enfrentar desafios globais

9 de maio de 2025

Sessão em homenagem aos 77 anos de Israel acontece no Congresso Nacional

8 de maio de 2025

Embaixadores da República Dominicana e de Omã entregam credenciais no Itamaraty

8 de maio de 2025

Estudantes do Cazaquistão participam da Olimpíada Internacional de química no Brasil.

8 de maio de 2025

‘Cada vez mais a relação Brasil-China ganha uma força estratégica muito forte’, diz Lula

8 de maio de 2025

Liminar provisoria impede a compra do Banco Master

7 de maio de 2025

Governador de Santa Catarina recebe grupo de Embaixadores Árabes

7 de maio de 2025

SOBRE NÓS

Somos jornalistas profissionais, poliglotas e trabalhamos com ética e respeito aos organismos Internacionais no Brasil e em Brasília. Nossas notícias são diárias e você poderá ter acesso ao mundo e suas relações com o Brasil acessando o nosso canal no You Tube e em nosso site.

Leia Mais
Facebook Instagram Youtube Twitter

© 2023 O Mundo Diplomático

No Result
View All Result
  • BRICS
  • Ásia
  • Américas
  • Europa
  • Brasil
  • O Mundo Na TV
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • Negócios

© 2023 O Mundo Diplomático

Translate »