• HOME
  • SOBRE NÓS
  • AMÉRICAS
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
No Result
View All Result
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
Home Diplomacia Ambiental

Brasil participa da abertura oficial do Fórum Mundial de Agricultura Familiar em Roma

As políticas públicas brasileiras são apresentadas como modelos inovadores

por Fabiana Ceyhan
21 de outubro de 2024
Reading Time: 4 mins read

A secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Fernanda Machiaveli, representou o Brasil na abertura oficial do Fórum Mundial da Agricultura Familiar, que aconteceu no dia 15 de outubro na Itália. O evento reúne líderes e especialistas de diversos países para debater e compartilhar experiências que promovam a agricultura familiar como motor transformador de sistemas alimentares mais sustentáveis ​​e resilientes.

Maquiavel participou da plenária intitulada “Inovações em Políticas Públicas para a Agricultura Familiar”, onde destacou políticas inovadoras adotadas no Brasil que reforçam o papel central da agricultura familiar na superação dos desafios globais dos sistemas alimentares. Da mesma forma, destacou o impacto positivo dessas políticas no combate à fome e à pobreza, reafirmando o compromisso do Brasil com o desenvolvimento rural sustentável.

“A agricultura familiar é um pilar fundamental para enfrentar os desafios interligados da pobreza, da fome, da promoção da saúde, da adaptação às alterações climáticas, da industrialização e da redução das desigualdades”, disse Maquiavel. Aproveitou também para enfatizar o apelo à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, proposto pelo Brasil ao assumir a presidência do G20 em dezembro de 2023.

Nos últimos anos, o Brasil obteve progressos significativos na redução da pobreza e da fome. Desde o início do terceiro mandato do Presidente Lula, em Janeiro de 2023, a taxa de pobreza extrema diminuiu 40%, enquanto o número de pessoas com insegurança alimentar grave caiu de 33 milhões para 8 milhões.

“O fortalecimento da agricultura familiar tem sido fundamental nesse processo. Os agricultores são responsáveis ​​pela maior parte do abastecimento de alimentos no Brasil e representam três quartos dos empregos nas áreas rurais”, destacou Maquiavel.

E, segundo o secretário executivo, num contexto atual de aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, os agricultores familiares garantem a produção e o fornecimento de alimentos frescos e saudáveis. “Programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) compram e distribuem alimentos da agricultura familiar para a rede de assistência social, para escolas e hospitais, promovendo a alimentação saudável e a diversificação alimentar”, apontou Maquiavel como exemplos. .

Maquiavel também destacou a importância das políticas centradas na promoção da igualdade de género nas zonas rurais. “Obtivemos resultados impressionantes ao aumentar a participação das mulheres nas políticas públicas, com linhas de crédito específicas, fortalecendo associações e cooperativas e maior acesso à terra, água, assistência técnica e extensão rural. O apoio às hortas produtivas das mulheres rurais promoveu a sua autonomia económica e contribuiu para a segurança alimentar e a sustentabilidade ambiental.”

Da mesma forma, destacou também que a agricultura familiar é um dos principais pilares da estratégia brasileira para a construção de sistemas alimentares sustentáveis. Em 2023, foram revitalizadas as políticas de apoio à transição agroecológica, incentivando a conservação do solo e da biodiversidade por meio de linhas de crédito específicas, assistência técnica e uso de biofertilizantes.

Aproveitando a oportunidade de diálogo com diversas nações, Fernanda Maquiaveli anunciou o lançamento do Plano de Abastecimento Alimentar, que visa reforçar a oferta de alimentos saudáveis ​​e acessíveis, especialmente em zonas classificadas como “desertos alimentares” e nas periferias urbanas. “Amanhã lançaremos um importante Plano de Abastecimento Alimentar. Além disso, no Dia Mundial da Alimentação, o presidente Lula lançará o terceiro Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO) do Brasil”, relatou Maquiavel.

O secretário executivo destacou ainda o programa Florestas Produtivas, que contribui para a recuperação de terras degradadas e promove sistemas agroflorestais, gerando renda com a produção de frutas, nozes, borracha, plantas medicinais e outros produtos – uma estratégia que valoriza as árvores em pé. e contribui para a conservação ambiental.

FORTALECIMENTO —Durante o evento, Fernanda Machiaveli apresentou algumas das principais iniciativas do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar para fortalecer a agricultura familiar e promover práticas agroecológicas no Brasil. Entre os programas mencionados estão:

– Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO): O programa coloca a agricultura familiar no centro de um modelo sustentável, adaptando as práticas agroecológicas às demandas do mercado nacional e às preocupações ambientais internacionais.

– Programa Florestas Produtivas: Focado na recuperação de áreas de preservação, o programa incentiva o plantio de florestas nativas e variedades produtivas, gerando renda e mantendo as florestas em pé.

– Plano Brasil Sem Fome: Com iniciativas voltadas à inclusão produtiva e ao combate à concentração de recursos, o plano também visa fortalecer o papel da mulher rural no desenvolvimento sustentável.

– Programa Nossa Terra (Terra da Gente): Com o objetivo de garantir o acesso à terra a quase 300 mil novas famílias até 2026, o programa promove a inclusão social e a autonomia econômica no campo.

O Brasil tem sido exemplo na implementação de políticas públicas que priorizam a sustentabilidade e o apoio à agricultura familiar, com impacto direto na segurança alimentar e no combate às mudanças climáticas. “Estamos empenhados em continuar este trabalho, pois acreditamos que é possível ter um futuro sustentável e inclusivo. Ao fortalecer a agricultura familiar, estamos investindo não só no presente, mas também no futuro do nosso planeta”, concluiu Maquiavel.

EVENTO

O Fórum Mundial da Agricultura Familiar é realizado durante a 4ª edição do Fórum Mundial da Alimentação (WFF), na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO Inglês), em Roma. O evento continuará ao longo da semana, reunindo líderes globais e especialistas para avaliar os avanços e desafios da Década da Agricultura Familiar das Nações Unidas, instituída pela Assembleia Geral da ONU em 2017, como forma de promover melhores políticas para o setor, considerado fundamental para a erradicação da fome e da pobreza rural.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social

Tags: agricultura familiaragroecologiabiodiversidade.Brasilcrédito ruralDesenvolvimento SustentávelFAOFernanda MachiaveliFlorestas Produtivasfomeigualdade de gêneroinclusão socialMDAmulheres ruraisONUPAAPLANAPOPNAEpobrezaPolíticas publicasprodução orgânica.RomaSegurança Alimentarsustentabilidadetransição agroecológica
Post Anterior

Presidente do STF recebe Embaixador do Peru e Magistrado do Tribunal Constitucional do Peru para abordar cooperação bilateral.

Próximo Post

Moscou triplica exportações de veículos para países do BRICS

Related Posts

Diplomacia Ambiental

Diplomatas visitam AgroBrasília e se surpreendem com setor no DF

23 de maio de 2025
Diplomacia Ambiental

Wellington Dias debate combate à fome com o ministro da Agricultura e Recursos Animais de Ruanda

20 de maio de 2025
Diplomacia Ambiental

Desmatamento no Brasil caiu 32,4% em 2024

18 de maio de 2025
Diplomacia Ambiental

Missão a Angola: empresários brasileiros do agro se comprometem com proposta de parceria

12 de maio de 2025
Diplomacia Ambiental

AgroBrasília 2025 aposta em tecnologia para alavancar pequenos e grandes produtores

12 de maio de 2025
Diplomacia Ambiental

Governo Federal lança iniciativa para desenvolver saúde, bioeconomia e ciência na Amazônia

9 de maio de 2025

Pesquisar

No Result
View All Result

Últimas Notícias

Presidente de Angola é recebido pelo presidente do Brasil

24 de maio de 2025

Ministro de Agricultura de Ruanda visita Brasília

23 de maio de 2025

Azerbaijão revela seus tesouros culturais e sabores no Globo Repórter desta sexta (23/05)

23 de maio de 2025

Oito vilas representarão o Brasil no prêmio “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo

23 de maio de 2025

Embaixador do Cazaquistão discursou no Congresso de Municípios e Cidades do Brasil

23 de maio de 2025

Diplomatas visitam AgroBrasília e se surpreendem com setor no DF

23 de maio de 2025

Cameroun celebra 53 anos de unificação destacando fortalecimento diplomático com o Brasil

22 de maio de 2025

Personalidades recebem a Ordem do Mérito Cultural nesta terça (20). Saiba quem são os agraciados

22 de maio de 2025

Alckmin destaca potencial do Brasil para atrair investimentos em reunião com China e Indonésia

22 de maio de 2025
Solidariedade com a África do Sul

Solidariedade com a África do Sul – Por Embaixador Paulo Pinto

21 de maio de 2025

SOBRE NÓS

Somos jornalistas profissionais, poliglotas e trabalhamos com ética e respeito aos organismos Internacionais no Brasil e em Brasília. Nossas notícias são diárias e você poderá ter acesso ao mundo e suas relações com o Brasil acessando o nosso canal no You Tube e em nosso site.

Leia Mais
Facebook Instagram Youtube Twitter

© 2023 O Mundo Diplomático

No Result
View All Result
  • BRICS
  • Ásia
  • Américas
  • Europa
  • Brasil
  • O Mundo Na TV
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • Negócios

© 2023 O Mundo Diplomático

Translate »