• HOME
  • SOBRE NÓS
  • AMÉRICAS
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
No Result
View All Result
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
Home Turismo & Gastronomia

Embratur inicia escuta de plano estratégico de marketing para promoção do Brasil no exterior

Atualização do Plano Aquarela, novo projeto leva em conta mudanças que ocorreram no cenário turístico internacional nos últimos anos e inclui planos de divulgação para os 27 estados

por Fabiana Ceyhan
27 de setembro de 2024
Reading Time: 3 mins read

Passados quase 20 anos do lançamento do Plano Aquarela, plano internacional de marketing que inaugurou uma nova era na divulgação do Brasil como destino turístico no exterior, a Embratur e o Sebrae estão desenvolvendo um novo plano de promoção internacional do país. E o passo inicial deste trabalho, que está sendo realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, será o de ouvir as pessoas que fazem o turismo acontecer: gestores públicos e privados, empresários, trabalhadores e pesquisadores.

A Embratur inicia esse jornada na Abav Expo, que começa nesta quarta-feira (25). Durante o evento, a Agência inicia a divulgação de um link para um formulário, que busca entender o ponto de vista das pessoas que atuam no turismo sobre as potencialidades e desafios de nosso país. (Clique aqui e participe). O formulário ficará disponível até o dia 18 de outubro.

Durante a reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), nesta quinta-feira (26), a gerente de Projetos Estruturantes, Ana Paula Jaques, apresentará o cronograma de formulação do novo plano, e iniciará o planejamento das etapas regionalizadas com representantes de cada estado.

O processo de escuta acontece entre setembro e outubro, período em que também serão entrevistados especialistas em marketing e marca. As pesquisas vão subsidiar a definição de objetivos e estratégias, que deverão estar alinhadas ao Plano Nacional de Turismo 2024-2027 e ao Plano Estratégico da Embratur 2024-2027.

De setembro a dezembro, a Embratur apresenta as proposições iniciais do Plano de Marketing e dos Planos de Promoção Turística Internacional dos estados. Já de janeiro a abril de 2025, a Embratur faz a elaboração dos planos regionalizados. O lançamento acontece em maio – durante o ano estão previstos os encontros nas unidades federativas sobre os planos locais.

O documento traduzirá a estratégia de promoção do Brasil no exterior para o período de 2025 a 2028. Levará em consideração também estudos de demandas dos viajantes estrangeiros e o benchmarking, que é a comparação da metodologia de promoção internacional do Brasil e os produtos brasileiros com os de outros mercados.

“Queremos entregar um planejamento com robustez de evidências, dados e indicadores, com uma ampla pesquisa de tendências e que nos aponte onde e como podemos inovar para alcançar os resultados desejados no médio e longo prazo. Mas o mais importante é que esse processo será feito envolvendo todos os atores que fazem o turismo acontecer. Esse plano só vai ter resultado se nortear as ações de promoção de todos os estados e municípios, com a participação do setor privado”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Passado e futuro
O Plano Aquarela foi o primeiro plano de marketing turístico internacional do Brasil, lançado juntamente com a Marca Brasil. A iniciativa ajudou a posicionar o país como um destino turístico de destaque nas últimas duas décadas.  Com o novo plano, a Embratur reforça sua missão institucional, que é de tornar o Brasil mais competitivo e reconhecido por sua diversidade de destinos, povos, culturas e experiências turísticas autênticas e sustentáveis. O objetivo é fortalecer a entrada de visitantes internacionais e de divisas estrangeiras no país.

“Nas últimas décadas o mundo mudou e, sobretudo, o perfil do turista internacional também mudou. Portanto, o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil é uma visão e um compromisso para o futuro. Queremos posicionar o Brasil no cenário turístico internacional com inovação, criatividade e ainda mais brasilidade”, adiantou Freixo.

Fonte: Embratur

Tags: BrasilculturadestinosEmbraturempresáriosgestoresinovaçãomarketingplanejamentoPlano Aquarelapromoção internacionalSEBRAEsustentabilidadetrabalhadoresturismo
Post Anterior

Após mais de 20 anos, Brasília volta a sediar a maior feira de turismo da América Latina

Próximo Post

A petrolífera boliviana YPFB anuncia que o gás boliviano, antes exportado para a Argentina, agora terá o Brasil como novo destino

Related Posts

Turismo & Gastronomia

Azerbaijão Encanta Brasileiros: Destino Fascinante

27 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Oito vilas representarão o Brasil no prêmio “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo

23 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Goiás marca presença no Festival de Cannes com representação inédita

19 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Com presença de liderança da WTTC, Visit Brasil Summit discute a inteligência de dados na promoção internacional do Brasil

19 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Brasil e Quênia firmam parceria para promover o turismo entre os dois países

19 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Fim de semana no DF tem exposições, cinema, música e brincadeiras gratuitas

17 de maio de 2025

Pesquisar

No Result
View All Result

Últimas Notícias

Missão do Benim visita Brasil para conhecer as políticas públicas nacionais de alimentação escolar e agricultura familiar

29 de maio de 2025

99Food começa a cadastrar entregadores no Brasil

29 de maio de 2025

BB assina acordo de US$ 1 bi com Banco de Desenvolvimento da China

29 de maio de 2025

Copa Brasília de Ginástica 2025 reúne milhares de atletas e recebe Jade Barbosa e Arthur Zanetti

28 de maio de 2025

Anúncio de política de restrição de vistos direcionada a estrangeiros que censuram americanos

28 de maio de 2025

Kuwait e Arábia Saudita descobrem mais petróleo

28 de maio de 2025

Dia da Independência do Azerbaijão é celebrado em grande estilo

27 de maio de 2025

Atravessando Juntos o Vento e a Chuva: A Construção de uma Comunidade de Futuro Compartilhado entre a China e a América Latina – Práticas e Perspectivas Futuras

27 de maio de 2025

Bélgica terá novo embaixador no Brasil

27 de maio de 2025

Azerbaijão Encanta Brasileiros: Destino Fascinante

27 de maio de 2025

SOBRE NÓS

Somos jornalistas profissionais, poliglotas e trabalhamos com ética e respeito aos organismos Internacionais no Brasil e em Brasília. Nossas notícias são diárias e você poderá ter acesso ao mundo e suas relações com o Brasil acessando o nosso canal no You Tube e em nosso site.

Leia Mais
Facebook Instagram Youtube Twitter

© 2023 O Mundo Diplomático

No Result
View All Result
  • BRICS
  • Ásia
  • Américas
  • Europa
  • Brasil
  • O Mundo Na TV
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • Negócios

© 2023 O Mundo Diplomático

Translate »