A partir de maio de 2025, turistas de 60 nacionalidades, incluindo brasileiros, precisarão obter uma autorização online para ingressar na Europa. O novo sistema, conhecido como Etias (Sistema Europeu de Informação de Viagem e Autorização), substituirá a exigência de visto para visitantes que acessam o continente apenas com passaporte. Inicialmente prevista para 2024, a implementação foi adiada.
O Etias será necessário para acessar o Espaço Schengen, que compreende 29 países europeus. O documento terá um custo de 7 euros, cerca de R$ 43, conforme a cotação atual. O sistema visa aumentar a segurança, permitindo a verificação de dados dos viajantes, além de exigir o cadastro de digitais ou reconhecimento facial para identificar possíveis ameaças, como membros de grupos terroristas.
A autorização deverá ser solicitada antes da viagem e facilitará a passagem dos turistas pelos postos de imigração. O Etias será exigido para todas as idades, porém, menores de 18 anos e pessoas com mais de 70 anos estarão isentos da taxa de emissão.
Para obter o Etias, os viajantes precisarão fornecer as seguintes informações durante a inscrição:
- Nome completo
- Gênero
- Nacionalidade
- Cidade e país de nascimento
- Data de nascimento
- Endereço atual
- Número do passaporte
- Data de emissão e validade do passaporte
- País de emissão do passaporte
- Número de telefone
- Endereço de e-mail
- Estado-membro do Espaço Schengen por onde entrarão
A solicitação deve ser feita com antecedência, já que o processamento do documento pode levar até 96 horas. Em alguns casos, pode ser necessário fornecer informações adicionais, com um prazo de resposta de até quatro semanas.
O Etias permitirá estadias curtas, entre 90 e 180 dias, e possibilitará a circulação livre pelos 29 países do Espaço Schengen, que incluem Áustria, Alemanha, Bélgica, França, Itália, Espanha e outros.
Fonte: Agoranovale