A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou, na segunda-feira (12), solenidade em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. O evento, de autoria da deputada Paula Belmonte, contou com a presença do secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, e dezenas de ítalos-brasileiros e estrangeiros em evento que prestigiou personalidades que vivem no DF e influenciam economia, gastronomia e produção artística da cidade.
Segundo a parlamentar, a iniciativa reconhece a contribuição italiana para a pluralidade cultural da região. “A imigração italiana desempenhou um papel fundamental na história de Brasília, deixando um legado duradouro que vai além das estruturas físicas da cidade, influenciando também sua identidade cultural e social”, enfatizou.
Em seu discurso, o secretário ressaltou que Brasília é uma das cidades do mundo com o maior número de representações diplomáticas. “O DF, embora seja uma unidade pequena, representa muito para o país, além de ser a capital. E hoje estamos homenageando a cultura italiana que chegou ao Brasil, isso é muito importante”, frisou. “A presença de todos vocês aqui enriquece a nossa cidade”, completou.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que os italianos corresponderam a cerca de 42% do total de imigrantes que chegaram ao Brasil durante o período de maior fluxo imigratório, representando, aproximadamente, 1,4 milhão de pessoas. De acordo com o órgão, cerca de 10% a 15% da população brasileira – em torno de 30 milhões — tem ascendência italiana.
Fonte: Serinter.