A Embratur e o Sebrae lançam neste sábado (27), durante os Jogos Olímpicos, na Casa Brasil – espaço em Paris, uma nova campanha promocional do Brasil na Europa. Na ocasião, a primeira-dama Janja Lula da Silva vai apresentar o vídeo Juntos Somos Imbatíveis, parte da campanha de mobilização pela Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, principal iniciativa do governo brasileiro na presidência do Brasil no G20.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, diz que o objetivo é aumentar as receitas e o número de turistas europeus no Brasil.
“Vamos aproveitar que o mundo está olhando para os Jogos Olímpicos para convidar esses turistas a viverem experiências únicas no nosso país e mostrar que somos a terra da natureza, do turismo de aventura e dos esportes, preocupados com o meio ambiente e com a sustentabilidade, que são temas importantes para nós e para o mercado europeu”, afirma.
De acordo com ele, o “fortalecimento do turismo no Brasil é o fortalecimento da economia, é desenvolvimento, é geração de emprego e renda”.
“O governo Lula já bateu o recorde de receitas com o turismo internacional no ano no ano passado, superando o ano de 2014, quando sediamos a copa do mundo. Seguimos trabalhando muito para bater novo recorde neste ano”, completa.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, reforça o papel estratégico da Casa Brasil em Paris. “O principal objetivo é fazer os mais de 15 milhões de turistas que vão passar pelas Olimpíadas se encantarem pelo Brasil. No Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo. Desse total, 97,4% são de pequenos negócios”, diz,
“Ao participar desta estratégia com a Embratur, o Sebrae busca fomentar os negócios do turismo. Somos um país com grande diversidade e precisamos mostrar toda esta potência para o mundo, com isso gerar mais oportunidades para os empreendedores”, prossegue.
Números
O mercado europeu é um dos principais emissores de turistas aos destinos brasileiros. Em 2023, o Brasil foi o destino de longa distância mais procurado pelos turistas de Portugal, com 182.463 desembarques, registrando aumento de 21,85% em relação a 2022.
O cenário também é positivo em relação à Alemanha. O Brasil foi o 3º destino com maior volume de viagens dos alemães para a América Latina em 2023, sendo o 1º destino da América do Sul. Foram 158.582 alemães visitando os destinos nacionais, atrás apenas de países europeus como Portugal e França – um incremento de 31,42% de viajantes em relação a 2022.
O Brasil foi, ainda, o principal destino de viagem do Reino Unido para a América do Sul. O volume de viagens ao Brasil cresceu 48,15% em relação a 2022, com 130.239 britânicos em terras brasileiras.
Esta é a segunda vez consecutiva que a Embratur lança a campanha de promoção do Brasil para os europeus na França, historicamente o país que mais envia turistas aos destinos brasileiros.
A estratégia de reaproximação com o mercado francês – de 2019 a 2022 a promoção no país europeu foi interrompida – tem dado certo. Em 2023, 187.559 viajantes da França desembarcaram no Brasil, contra 130.910 do ano anterior, registrando aumento de 43%.