Gabinete Nacional de Turismo de Marrocos (ONMT) abriu em maio uma base na capital paulista com o objetivo de promover o país como destino de viagens junto aos brasileiros. Voo direto entre Casablanca e São Paulo deve favorecer os deslocamentos.
O Marrocos passou a ter escritório oficial de Turismo na capital paulista para se promover como destino junto aos brasileiros. As atividades iniciaram em setembro de 2023, quando Mohamed Amine El Joudani foi denominado representante do Gabinete Nacional de Turismo de Marrocos (ONMT, na sigla em francês) no País, mas as portas do escritório foram abertas em maio deste ano.
A instalação do escritório em São Paulo faz parte da estratégia de expansão da ONMT, com abertura de novas representações pelo mundo para buscar turistas em mercados ainda não tão explorados. De acordo com El Joudani, atualmente os países que mais enviam visitantes ao Marrocos são europeus. Nações como Espanha e França estão a poucas horas de voo do país árabe, que fica no Norte da África.
Do Brasil viajam cerca de 38 mil pessoas ao ano ao Marrocos, segundo El Joudani. O objetivo do ONMT é fazer com que esse número cresça. O representante do Turismo do Marrocos no Brasil relata que o ticket médio de gastos dos turistas brasileiros no seu país é alto. “Sempre falo que os meus cerca de 40 mil turistas valem por 300 mil porque o ticket médio é alto”, diz, sobre as viagens dos brasileiros.
Essa é a primeira vez que a ONMT tem escritório no Brasil, segundo El Joudani. “O Brasil é um mercado muito importante para o turismo internacional”, afirma o representante, lembrando que muitos brasileiros viajam para a Europa, normalmente para conhecer dois ou três países de uma vez, e o Marrocos podem ser incluído no roteiro. “Além das visitas diretas, a gente pode aproveitar esse fluxo para a Europa.”
O escritório em São Paulo já iniciou suas atividades para apresentar o Marrocos e suas atrações turísticas aos brasileiros. São promovidas participação em feiras, organização de fam trips ou press trips – nas quais profissionais de turismo e jornalistas são convidados a conhecer o destino – e realização de roadshows pelo País. Está prevista a exposição na Abav Expo, feira que ocorrerá em Brasília no mês de setembro.
O objetivo do trabalho do escritório é apresentar o Marrocos como destino sob três vertentes: para turismo de grupos, de luxo e corporativo. No primeiro caso, a ideia é fomentar as viagens comercializadas como pacotes por agências de turismo. O grande atrativo do Marrocos, nesta seara, é sua cultura e sua história, segundo El Joudani. “O brasileiro gosta de culturas diferentes, gosta de história, é um povo curioso que gosta de coisas diferentes”, diz, citando ainda, neste quesito, a gastronomia local chamariz.
No turismo de luxo, o Marrocos tem experiência e infraestrutura pronta para esse atendimento, com resorts, restaurantes e hotéis de alto padrão nas cidades turísticas, segundo El Joudani. O país também possui estrutura para convenções e grandes eventos internacionais, especialmente em Marrakech, para o turismo corporativo. Há ainda outros atrativos para os turistas em geral como o deserto e seus camelos.
No ano passado, o Marrocos recebeu 14,5 milhões de visitantes estrangeiros, com aumento de 34% sobre 2022, segundo dados divulgados no site da ONMT. Além de um fluxo crescente de visitantes, o país é sede de grandes eventos mundiais: recebeu a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2016, a COP22, e vai sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2030, junto com Espanha e Portugal.
Marrocos: voo direto
O representante do ONMT acredita que o turismo dos brasileiros ao Marrocos será muito favorecido pelo voo direto entre São Paulo e Casablanca, que será retomado em 7 de dezembro pela Royal Air Maroc, companhia aérea do Marrocos. A linha aérea foi suspensa durante a pandemia de covid-19 e retornará com três frequências semanais, conforme anúncio da empresa marroquina.
El Joudani se mostra com grandes expectativas quanto ao aumento do turismo de brasileiros. Nascido no Marrocos e com estudos na área de Turismo, ele mora no Brasil há 13 anos, onde sempre atuou no segmento de viagens. El Joudani afirma que encontrou no trabalho com turismo uma forma de agradar aos dois países. “Mostrando as belezas do meu país de origem ao meu país de adoção”, afirma.
Fonte: Anba