O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, recebeu a embaixadora de Bangladesh no Brasil, Sadia Faizunnesa, na quinta-feira (11.07). O encontro selou a parceria entre os dois países no enfrentamento à fome e às desigualdades sociais e reforçou o interesse em cooperação e trocas de experiências exitosas.
Na visita, a embaixadora confirmou a presença da primeira-ministra de Blangadesh, Sheikh Hasina, na reunião ministerial do G20 para consolidar a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que ocorrerá em 24 de julho no Rio de Janeiro. A primeira-ministra também deve visitar a capital Brasília (DF), nos dias seguintes ao evento. Essa será a primeira visita dela à América do Sul.
“Será uma oportunidade de diálogo e estímulo para que outros países possam aderir à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A experiência vitoriosa de Blangadesh nesta questão é referência para o mundo”, afirmou Wellington Dias.
Sadia Faizunnesa lembrou que a visita ao ministro é uma forma de mostrar o comprometimento do país asiático com o propósito de erradicar a fome, assim como propõe o governo brasileiro. “Estamos ansiosos pela reunião no Rio de Janeiro. Blangadesh terá uma grande delegação”, disse entusiasmada.
O ministro Wellington Dias destacou que os países menos desenvolvidos, da parte sul do planeta, também são os que mais se desenvolvem na atualidade e que, cooperados uns com os outros, têm ainda mais potencial. “Trabalhamos para que este desenvolvimento social e econômico ocorra de forma planejada, sem deixar ninguém para trás”, ressaltou.
Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
A reunião ministerial do G20 na capital fluminense tem como objetivo formalizar os documentos constitutivos da Aliança e, com isso, possibilitar a adesão dos países interessados. Ao longo de um ano, uma Força-Tarefa da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, composta pelos Ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), das Relações Exteriores (MRE) e da Fazenda (MF), concluíram todos os documentos que fundamentam a iniciativa.
A ideia de formar a Aliança é uma iniciativa do presidente Lula, que foi inicialmente proposta quando o Brasil participou da Cúpula do G20 em Nova Delhi, na Índia, no ano passado, e está sendo trabalhada durante a atual presidência brasileira do grupo.Aberta a todos os países, busca coordenar ações e parcerias técnicas e financeiras para apoiar a implementação de programas nacionais nos países que aderirem à proposta, escolhidos a partir de uma cesta de experiências exitosas em políticas de combate à fome e à pobreza.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.