• HOME
  • SOBRE NÓS
  • AMÉRICAS
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
No Result
View All Result
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
Home Brasil

Embratur e Instituto Semeia assinam acordo para promoção internacional de parques naturais do Brasil

por Fabiana Ceyhan
24 de junho de 2024
Reading Time: 5 mins read

A Embratur assinou, nesta terça-feira (18), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto Semeia, organização filantrópica que trabalha para promover a visitação e potencializar o desenvolvimento socioeconômico sustentável de parques e unidades de conservação do Brasil. O acordo é voltado para ações conjuntas de promoção internacional de produtos e experiências de turismo de natureza nos destinos brasileiros. O turismo de natureza é uma alternativa às ações educativas e de conservação do meio ambiente.

O documento foi assinado pela diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, e pela diretora executiva do Semeia, Renata Mendes, na sede da Agência, em Brasília. Também estiveram presentes o cacique geral do Povo Paiter-Suruí, Almir Suruí; o vice-cacique Anderson Suruí; o presidente da Coopaiter Cooperativa Indígena, Naraymir Suruí; o presidente da Garah Itxa Cooperativa Indígena, Celso Suruí, e o coordenador regional da Funai de Cacoal (RO), Rubens Suruí.

Para Jaqueline Gil, o ACT é a conexão entre turismo e natureza que resulta em desenvolvimento econômico. “Conectar parques nacionais, estaduais, municipais, privados, parques de reservas com o benefício que o turismo pode trazer, por meio do financiamento, da economia, por meio das divisas nessas pessoas que chegam, é apostar no desenvolvimento da economia. Para a Embratur, reverter isso em conservação da natureza e no equilíbrio é o foco da nossa promoção de áreas protegidas, sejam elas públicas ou privadas”, pontuou.

Segundo a diretora executiva do Semeia, Renata Mendes, a parceria com a Embratur irá promover, ainda mais, o crescimento e desenvolvimento dos parques. “É o começo de muito trabalho pela frente, de a gente fazer o melhor pelo Brasil, pela nossa natureza, pelos nossos parques, e promover o desenvolvimento do jeito que a gente acredita: que esses parques são motores e alavancas para o desenvolvimento do país, que eles têm potencial de gerar, como a conservação da natureza, consciência ambiental na nossa população, mas também para visitantes estrangeiros, e gerar oportunidades, empregos e desenvolvimento a nível local”, reforçou.

Para o cacique Almir Suruí, a assinatura do acordo representa um momento histórico. “Presenciar essa parceria é um momento muito especial para nós. É essa política que o Brasil precisa levar para quem ainda desconhece o potencial da nossa natureza, de contribuir de forma sustentável para o mundo. Buscando esse diálogo, essa parceria amplia a nossa experiência, nosso território, nossa cultura, nossa luta, que temos para o que nós chamamos de futuro do Brasil”, complementou.

Após a solenidade, a equipe participou de um workshop do Programa Conexão Embratur. Com o tema ‘Conexão: Parques do Brasil: Perspectivas e Potencial para a Promoção Internacional’, a coordenadora de Conhecimento no Instituto Semeia, Mariana Haddad, abordou a promoção de produtos e experiências de turismo de natureza em parques e unidades de conservação do Brasil.

O turismo de natureza é uma alternativa para a diversificação dos destinos brasileiros no exterior. Além disso, uma série de pesquisas mostra o crescimento do interesse de turistas de outros países em destinos de aventura e ecoturismo. Um estudo da Penta, encomendado pela Embratur, mostra essas duas categorias em terceiro e quinto lugares entre os nichos mais frequentes em viagens internacionais.

No mesmo estudo, ao responder os principais motivos de viagem ao país, 28% dos entrevistados falaram de natureza e biodiversidade. Em outro levantamento, da GlobalData, a procura dos turistas internacionais por destinos nacionais em ecoturismo aparece com 24%, enquanto a procura pelo mesmo tema no restante do mundo fica com 19%, confirmando que o turismo de natureza e o tema da sustentabilidade estão entre os principais motivos de viagem ao Brasil.

Belezas naturais
Segundo pesquisa realizada pela empresa Bounce, no início deste ano, o Parque dos Lençóis Maranhenses aparece como o segundo colocado na lista dos 10 mais bonitos do mundo. No ano passado, o jornal americano The New York Times elegeu os Lençóis e Manaus como dois dos 52 melhores destinos para se visitar em 2023.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância do turismo de natureza para o Brasil. “Hoje, não dá pra fugir do debate do aquecimento global. E o turismo de natureza é uma forma de promovermos uma viabilidade econômica para que nossas florestas, nossas matas, tenham mais valor de pé, conservadas, contribuindo com os esforços para conter as mudanças climáticas. É um modelo econômico de sustentabilidade que garante à população de uma região que proteja o meio ambiente e, a partir do turismo, consiga girar a economia e garantir desenvolvimento, emprego e renda”, afirma.

“Os nossos parques naturais têm como missão conservar a biodiversidade brasileira e promover o uso público, incentivando o contato das pessoas com a natureza”, explicou a diretora executiva do Instituto Semeia, Renata Mendes. “Sabendo disso, nosso trabalho se baseia em potencializar o ciclo virtuoso das unidades de conservação, onde o turismo e a visitação em parques, a conservação da natureza e a geração de impactos socioeconômicos se conectam. Acreditamos que, depois de visitar e ter uma experiência positiva em um parque natural, as pessoas se sensibilizam com a importância de sua preservação”, destaca.

“Além disso, visitantes têm a oportunidade de consumir produtos e serviços oferecidos pela comunidade local, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico de maneira sustentável. Uma pesquisa nacional lançada recentemente pelo Semeia aponta que mais de 70% da população brasileira reconhece os benefícios ambientais e socioeconômicos do turismo para os parques e seus entornos”, completa Renata Mendes.

Cooperação técnica
O acordo assinado pela Embratur e o Semeia entra em vigor na data da assinatura e tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado a critério das partes, por termos aditivos. O documento tem como uma de suas cláusulas a divulgação e o estímulo ao uso da Marca Brasil em empreendimentos, equipamentos e na prestação de seus serviços, e também prevê o compartilhamento de dados, estudos, informações e outros conteúdos que contribuam para o desenvolvimento das atividades e do segmento.

Caberá à Embratur, dentre outras exigências, apoiar a participação do Semeia em ações de promoção do turismo em parques e unidades de conservação, no âmbito dos segmentos relacionados ao turismo de natureza, nos mercados estratégicos internacionais. A Agência também fica incumbida de apoiar e participar de atividades promovidas pela entidade conforme cronograma de ações previsto no Plano de Trabalho e em planejar, em conjunto, ações de promoção internacional do turismo de natureza.

Ficará a cargo do Semeia compartilhar dados, estudos e informações e outros conteúdos específicos para organização que contribuam para o desenvolvimento das atividades e do segmento – inclusive materiais multimídia que ajudem a promover os parques brasileiros em diferentes frentes, como redes sociais, imprensa e campanhas publicitárias. O instituto também ficará responsável por promover workshops de capacitação com colaboradores da Embratur a fim de que conheçam mais sobre turismo de natureza e o potencial existente nos parques e unidades de conservação do Brasil.

Outro tópico importante dentre as obrigações do contrato é a contribuição do Semeia para a formação de uma rede de contatos, que terá o intuito de fortalecer e potencializar as iniciativas em prol do desenvolvimento de atividades turísticas nos parques e unidades de Conservação com o foco na promoção internacional nos mercados estratégicos. Entre os resultados esperados com o ACT está impulsionar o aumento do número de visitantes internacionais aos parques brasileiros e o fortalecimento da cultura do turismo nesses espaços, além da diversificação das atividades e experiências oferecidas aos visitantes de outros países nesses locais.

Tags: EmbraturInstituto SemeiaParquesParques naturais
Post Anterior

DIA NACIONAL DE PORTUGAL – ENTREVISTA COM O EMBAIXADOR E O VICE – MINISTRO

Próximo Post

Brasil é confirmado como sede dos Jogos do BRICS em 2025

Related Posts

Brasil

Exemplo para o país, Brasília soma mais de 4,4 mil faixas de pedestres

16 de setembro de 2024
Brasil

Arábia Saudita busca startups no Brasil

13 de setembro de 2024
Brasil

Governo de SP, Embraer e cônsul da Coreia discutem iniciativas para promover a fabricante no exterior

12 de setembro de 2024
Brasil

200 anos: Senado inaugura exposição imersiva nesta terça-feira

10 de setembro de 2024
Brasil

FBN lança edital do Programa de Apoio à Tradução e Publicação de Autores Brasileiros no Exterior

9 de setembro de 2024
Brasil

Dia da Independência: Pronunciamento do presidente Lula

7 de setembro de 2024

Pesquisar

No Result
View All Result

Últimas Notícias

Fim de semana tem feira criativa, cinema com acessibilidade, teatro de sombras e atrações ao ar livre

10 de maio de 2025

A Busca pela Paz está Aliada à Ação. Um artigo do Embaixador Qais Shqair, Chefe da Missão da Liga dos Estados Árabes no Brasil.

10 de maio de 2025

Marca chinesa estreia no Brasil com carros elétricos que prometem revolucionar o mercado automotivo

10 de maio de 2025

Embaixadores do sudeste asiático visitam Belém e miram parcerias

9 de maio de 2025

Grupo de Trabalho sobre Gestão de Desastres do BRICS realiza reunião ministerial no Palácio Itamaraty

9 de maio de 2025

Governo Federal lança iniciativa para desenvolver saúde, bioeconomia e ciência na Amazônia

9 de maio de 2025

Noruega quer estreitar cooperação com o Brasil para enfrentar desafios globais

9 de maio de 2025

Sessão em homenagem aos 77 anos de Israel acontece no Congresso Nacional

8 de maio de 2025

Embaixadores da República Dominicana e de Omã entregam credenciais no Itamaraty

8 de maio de 2025

Estudantes do Cazaquistão participam da Olimpíada Internacional de química no Brasil.

8 de maio de 2025

SOBRE NÓS

Somos jornalistas profissionais, poliglotas e trabalhamos com ética e respeito aos organismos Internacionais no Brasil e em Brasília. Nossas notícias são diárias e você poderá ter acesso ao mundo e suas relações com o Brasil acessando o nosso canal no You Tube e em nosso site.

Leia Mais
Facebook Instagram Youtube Twitter

© 2023 O Mundo Diplomático

No Result
View All Result
  • BRICS
  • Ásia
  • Américas
  • Europa
  • Brasil
  • O Mundo Na TV
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • Negócios

© 2023 O Mundo Diplomático

Translate »