O Embaixador da Geórgia no Brasil, Zurab Mchedlishvili, recebeu convidados em Brasília para celebrar os o 106º aniversário da Independência do Estado da Geórgia. A Independência do país é comemorada anualmente em 26 de maio em alusão ao mesmo dia em que aconteceu, no ano de 1918. O evento no Brasil foi realizado em 23 de maio no Clube Naval.
Na ocasião, várias autoridades estiveram presentes, com destaque para o Ministro de Estado Celso Sabino , que é a principal autoridade do Turismo no Brasil. O Deputado Federal por Brasília Gilvan Máximo e uma participação por vídeo do Deputado Claudio Cajado. Além do representante do Itamaraty.
Em seu discurso de abertura do evento, o Embaixador disse ser uma grande honra representar seu país “nesta terra incrível, onde já conquistei meus amigos e parceiros, e onde afirmo, com certeza, que este país já ocupa um lugar especial em meu coração”. Ele se refere ao tempo que passou no Brasil como diplomata, e agora ter retornado como Embaixador.
“Neste dia marcante gostaria de enfatizar que valorizamos muito a nossa parceria,
baseada no respeito mútuo e na amizade. Desde o estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e Geórgia, reforçamos a cooperação conjunta e registramos conquistas importantes em muitos domínios”,enfatizou Zurab.
“Estas conquistas são baseadas em valores comuns que nos unem apesar de nossa distância geográfica. Alegra-me constatar que no ano passado celebramos 30 anos das relações diplomáticas entre a Geórgia e o Brasil.
O Embaixador falou sobre a intensa relação comercial e econômica entre a Geórgia e o Brasil , mencionou a visita Ministro das Relações Exteriores da Geórgia, Ilia Darchiashvili,oficial a Brasília, onde manteve uma importante reunião com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.
Enfatizou também que o Brasil é o único país da região latino-americana que tem embaixada na Geórgia desde 2010, e que é grato pelo apoio inabalável brasileiro à soberania e integridade territorial georgiana dentro de suas fronteiras internacionalmente reconhecidas. “Temos muitas coisas em comum que unem as nossas nações e isso inclui, é claro, o nosso amor especial pelo folclore, música, dança e futebol”, completou.
Vinho e Comida típica Georgiana:
A recepção foi marcada pela organização da Embaixada da Geórgia , que contratou a BRK eventos, para produzir o evento . A Embaixada também trouxe músicos do país e um chef de cozinha que preparou comida típica , incluindo doces e os vinhos que são conhecidos como um dos melhores do mundo. Roupas típicas, apresentação do turismo, da gastronomia e das relações bilaterais fizeram o Dia Nacional um momento único na capital federal.
O Ministro do Turismo Celso Sabino disse que as relações com Georgia são baseadas em respeito e empatia e que deseja receber mais turistas georgianos no Brasil e que os brasileiros visitem mais a Geórgia .