O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que o país alcançou um novo recorde na produção de petróleo, com um avanço de quase 12% em relação ao maior valor anteriormente alcançado. O gás natural superou em 8,6% o recorde de 2022 no acumulado no ano.
As exportações de energia elétrica e a produção de petróleo e gás no ano passado também aumentaram. Além disso, o país teve crescimento na geração de energia por biomassa.
A produção de energia elétrica a partir da biomassa em 2023 teve um aumento de cerca de 9,5% em relação ao ano anterior, destaca o documento. A geração passou da casa dos 22 mil GWh, em 2022, para o patamar dos 24 mil GWh, em 2023, segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS).
Em relação ao intercâmbio internacional de energia elétrica em relação a dezembro de 2022, na comparação ao ano anterior, o país registrou em dezembro do ano passado um aumento das exportações líquidas para a Argentina e Uruguai.
O MME ressaltou que os dois últimos anos foram mais favoráveis para a geração de energia hidráulica em relação ao ano de 2021, quando houve um cenário de escassez hídrica.
Os dados mostram uma complementaridade entre as fontes da matriz elétrica brasileira, além do aumento da participação da eólica e solar ao longo dos anos. Esses resultados se deram em virtude do aumento da capacidade instalada das fontes, principalmente devido à solar GD.