O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suécia anunciou que sete países da região amazônica poderão contrair empréstimos
A Suécia assinou uma garantia de US$ 250 milhões para salvar a região amazônica. Segundo o governo sueco, o desenvolvimento sustentável é fundamental para as condições de vida e oportunidades de subsistência para os 35 milhões de pessoas que vivem na área. As garantias têm um efeito catalisador – cada dólar investido num projeto de desenvolvimento é multiplicado, e ajuda o projeto a ter um impacto positivo e a alcançar mais pessoas e lugares.
De acordo com o anúncio do governo sueco, sete países da região amazônica poderão contrair empréstimos de até 460 milhões de dólares para investimentos sustentáveis por meio da Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (Sida – Styrelsen för Internationellt Utvecklingssamarbete. Esta garantia ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (Banco Interamericano de Desenvolvimento) é a maior que a Sida já forneceu até agora.
Os investimentos realizados sob a garantia ajudarão a preservar os ecossistemas e a reforçar a bioeconomia. Promoverão também a adaptação climática, a silvicultura sustentável e soluções circulares para o abastecimento de água.
Fonte: Embaixada da Suécia