A Conferência das Partes (COP) é uma série de encontros anuais organizados pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). A COP 30, programada para ocorrer em Belém em 2025, já está impulsionando o turismo na cidade. Fato que já é noticiado nacionalmente como na edição eletrônica da Revista Veja.
No dia 18 de março, o navio de cruzeiro MSC Poesia atracou em Belém, trazendo a bordo 2.163 turistas. Esta marca representa a primeira vez que a MSC Cruzeiros opera no norte do Brasil.
Um aspecto importante é que os grandes navios de cruzeiro são considerados uma das principais alternativas para aumentar a capacidade de hospedagem durante a COP30, programada para 2025. O governo do Pará e o governo federal têm a expectativa de acomodar cerca de 6 mil pessoas em navios.
O plano é criar leitos temporários e implementar melhorias na cidade para estimular e fortalecer o turismo local, incluindo a adaptação do porto e a construção de um terminal de passageiros internacional.
O itinerário do navio teve início no porto de Civitavecchia, na Itália, em 4 de janeiro, e já passou por destinos na Europa e na África antes de chegar ao Brasil, onde fez escalas no Rio de Janeiro e Salvador. Em uma jornada de 121 dias, o navio seguirá para destinos no Caribe, como Barbados, Santa Lúcia, Martinica, República Dominicana e Bahamas.
No Pará, o roteiro inclui a visita a Alter do Chão, em Santarém, no oeste do estado. Em Belém, o city tour abrange o Mercado do Ver-o-Peso, o Forte do Presépio, a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, o Museu de Arte Sacra e o Theatro da Paz.