O embaixador do Quênia no Brasil, Lemarron Kaanto, visitou o Bio-Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no dia 16 de fevereiro. O intuito foi conhecer melhor a Fiocruz, antes de iniciar o diálogo com o Instituto Nacional de Saúde Pública do Ministério da Saúde do Quênia.
O encontro foi promovido pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS/Fiocruz), que contou com a presença do seu coordenador, Paulo Buss. Exploraram oportunidades para reforçar a cooperação na área de inovação. Também concordaram em trabalhar no sentido de estabelecer cooperação em saúde pública, capacitação, investigação e desenvolvimento, entre outros.
Ele foi recebido pela coordenadora de Relações Institucionais, Denise Lobo Crivelli, e a assessora da Vice-Diretoria de Produção de Biológicos, Carla F. Wolanski de Carla_Wolanski. Lemarron Kaanto conheceu as instalações do Centro Henrique Penna (CHP).
O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) é a unidade da Fundação Oswaldo Cruz responsável por pesquisa, inovação, desenvolvimento tecnológico e pela produção de vacinas, kits para diagnóstico e biofármacos voltados para atender prioritariamente às demandas da saúde pública nacional. O Complexo Tecnológico de Vacinas do Instituto, um dos maiores centros de produção da América Latina, instalado no campus da Fiocruz, garante a autossuficiência em vacinas essenciais para o calendário básico de imunização do Ministério da Saúde.