A Embratur promoveu uma press trip com um grupo de comunicadores do Reino Unido para apresentar o Rio de Janeiro (RJ) e o carnaval carioca. A ação da Agência e do Sebrae, com apoio do Visit Rio, tem como objetivo divulgar os destinos brasileiros no mercado turístico britânico. Em 2023, o Brasil recebeu 130.239 visitantes britânicos. Durante a viagem, os jornalistas convidados conheceram , entre outros atrativos, os blocos de rua, o Cordão da Bola Preta, e acompanharam os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.
A expectativa é que eles compreendam a importância do “maior espetáculo da Terra” para o Brasil, desde uma perspectiva cultural até o impacto social e econômico que o feriado gera no país, além de conhecerem de perto um dos grandes ativos do nosso povo: a alegria. Os convidados, participaram do Baile do Copa, evento de gala que acontece no Copacabana Palace.
Além desse evento, aconteceu a Feijoada de Carnaval no Hotel Rio Othon Palace e os jornalistas puderam produzir conteúdo sobre as diversas possibilidades de eventos carnavalescos que acontecem durante esta época do ano na capital fluminense.
A programação da press trip incluiu, ainda, um tour pela Pequena África, para que conheçam um pouco mais da história do Brasil pela perspectiva da vinda de pessoas escravizadas, além de saberem mais sobre o afroturismo e a estratégia da Embratur para incentivar esse segmento no país. E o grupo visitou,, claro, outros tradicionais pontos turísticos cariocas, como o Jardim Botânico, o Cristo Redentor e o Bondinho do Pão de Açúcar.