A promoção de ações conjuntas em benefício dos povos indígenas foi tema de uma reunião nesta quinta-feira (08) entre a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Embaixada da Espanha. O encontro ocorreu na sede do órgão indigenista em Brasília.
O encontro teve a presença da presidenta Joenia Wapichana, da embaixadora da Espanha, Mar Fernández-Palacios, do ministro conselheiro da Embaixada, Alvaro Díaz Duque, e do conselheiro Cultural e de Cooperação, José Miguel de Lara.
Pela Funai, participaram ainda a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta Andrade, o coordenador de Planejamento em Gestão Territorial e Ambiental, Lucas Grisolia, e a chefe de Gabinete da Presidência, Marinete Cadete.
A reunião discutiu, entre outros temas, a formulação de um projeto em conjunto com a Embaixada da Espanha para formação e capacitação relacionada à Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), retomada na atual gestão. A Funai e a Embaixada darão sequência ao alinhamento da proposta.
“Estamos fortalecendo a Funai e retomando parcerias direcionadas a melhorar as condições de vida nas comunidades indígenas, por isso a importância de reuniões como essa com a Embaixada da Espanha“, enfatizou Joenia.
As informações são da Funai