O Dia da Revolução Islâmica é celebrado anualmente no Irã. O país viveu uma grande mudança em 11 de fevereiro de 1979, que passou a ser uma república islâmica, comandada pelo aiatolá Ruhollah Khomeini.
A embaixada do Irã em Brasília ofereceu uma recepção para convidados na noite de quarta-feira (8) para lembrar a data. Estavam presentes embaixadores, diplomatas, autoridades e amigos do país.
O embaixador Hossein Gharibi explicou a importância da data em seu discurso, destacando também as relações entre o Brasil e o Irã.
No ano passado, comemorou-se o 120º aniversário das relações bilaterais. “Os governos estiveram sujeitos a mudanças, mas os laços que unem nossos povos sempre foram fortes o suficiente para não serem influenciados por essas mudanças regulares”, afirmou Gharibi.
Outro aspecto pontuado pelo embaixador foi a isenção de visto de turistas para cidadãos brasileiros que visitam o Irã. A medida entrou em vigor este mês.
O diplomata iraniano finalizou seu discurso explicando que sua missão se encerrará em breve, após quatro anos em Brasília.